Desmascarando o corpo das modelos

Modelo corpo magra nutricao dieta saude medico tratamento

Todos nós já vimos em capas de revistas de moda e de esportes, mulheres e homens com corpos espetaculares e invejáveis. Neste artigo lhe mostrarei o porquê você não quer ficar como essas pessoas.

Não Comer Carboidratos

Carboidratos dieta nutricao saude tratamento medico

As modelos tem uma dieta extremamente restrita nesse sentido, por que, no mundo da moda, quanto mais magra melhor. Porém ter níveis extremamente baixos de gordura corporal tem efeitos negativos.

O nosso corpo, especialmente o cérebro, usa carboidratos como fonte de energia. Acontece que se não consumirmos o suficiente há um desgaste maior do corpo, levando a estresse, ao cansaço, a ansiedade, mal humor, falta de raciocínio e concentração.

Outro efeito negativo para as mulheres é o não desenvolvimento dos seios. O volume dos seios é basicamente gordura, por isso é tão comum vermos modelos sem busto ou com implantes de silicone.

Desequilíbrio Hormonal

 

utero difunção hormonal hormonio tratamento medico

Os hormônios masculinos e femininos afetam a nossa estrutura óssea e muscular. E os corpos de mulheres mais atraentes são justamente as que têm os hormônios femininos mais altos e os masculinos mais baixos, chegando até níveis baixos. Mas esses níveis extremos tem efeitos negativos.

A testosterona é responsável pela formação de músculos, de características masculinas e desejo sexual. Então mulheres com níveis baixos de testosterona se cansam mais rápido, se ferem com facilidade, não tem prazer e nem desejo sexual.

Uma matéria-prima comum dos hormônios é a gordura, logo índices baixíssimos de gordura das modelos levam a índices baixos de hormônio.

Não ingerir Álcool

alcool tratamento medico dieta nutricao

Depois que tomamos álcool, o nosso fígado transforma esse álcool em açúcar. E como uma regra de ouro de modelo é evitar carboidratos a qualquer custo, os modelos evitam álcool ao máximo. Só permitido o consumo de álcool em ocasiões especiais para não desagradar pessoas que precisem ser impressionadas.

Atletas, halterofilistas e modelos masculinos fortes também evitam o consumo de álcool por que reduzem a capacidade do fígado de produzir proteína, reduzindo os músculos.

Não Tomar Cerveja

cerveja tratamento medico estrogeno testosterona hormonio saude nutricao dieta

Além dos pontos negativos do álcool, há também os pontos negativos da cevada. Toda a cevada se transforma em gordura visceral, que é uma gordura de difícil remoção que se deposita na barriga e no torax. Portanto, modelos NUNCA bebem cerveja.

Não Consumir Sal

sal saude nutricao tratamento medico dieta

Todos nós adicionamos sal na comida para dar mais sabor, já os modelos não. Eles evitam ao máximo o consumo de sal por que o sal aumenta a retenção de líquidos. A retenção de líquidos aumenta as medidas do corpo e no caso de modelos fortes, reduz a definição dos músculos.

Há casos extremos que esses modelos usam medicamentos que reduzem o sal já existente no corpo, o que é perigoso por que a falta de sal causa delírios, alucinações, confusão, por que o sódio é importante para o cérebro mandar mensagens elétricas.

Desidratação

agua tratamento medico dieta nutricao

A técnica de desidratação é outro método de reduzir o volume de líquidos no corpo para ter menos medidas e mais definição muscular. No entanto há riscos como tontura, desmaio, cansaço, dor de cabeça e pele seca. Por isso só usam essa prática no dia de apresentações, fotografias e etc…

A desidratação também é usada por lutadores profissionais no dia da pesagem para se manterem dentro dos parâmetros da categoria de peso, mas logo se hidratam para lutar com força máxima no dia da luta.

Muita Aeróbica

atividade aerobica tratamento medico

Para ter o mínimo de calorias possível, eles fazem atividades aeróbicas. Essa atividade física queima muita caloria (sim eles querem queimar as poucas calorias que têm) e produz muito pouco músculo, dando ainda mais aspecto de magro.

Dormir Muito

higiene do sono insonia tratamento medico

Bem, você tem visto como modelos têm fontes de energia limitadas, então como eles têm energia para fazer qualquer coisa? Simples, eles dormem muito e cochilam sempre que podem.

Outro motivo para dormir muito é para emagrecer. O nosso corpo tem um pico de produção e efetividade do hormônio de crescimento durante o sono (sim, adultos produzem esse hormônio), o que queima muita gordura e mantem a forma do corpo.

Emagreça com Saúde

Espero que com esse artigo você sinta menos inveja das pessoas que você vê em revistas e passarelas. Caso queira emagrecer e com saúde marque uma consulta conosco.

Como comer menos

comer menos dieta nutrição educacao alimentar tratamento medico

Neste artigo mostrarei alguns truques e hábitos do dia-a-dia para comer menos e os motivos pelos quais eles funcionam.

comer menos nutrição dieta tratamento medico

Algumas pessoas sentem uma fome tão forte que correm desesperadas para a geladeira. Isso é uma resposta do sistema límbico que nos faz tomar ações quase que irracionais. Você deve lutar contra essa pressa tendo calma: caminhando devagar até a geladeira, decidir calmamente o que comer, fazer um prato de comida, sentar-se à mesa, colocar uma colher de comida por vez e mastigar muito bem. Com o tempo você vai se acostumar a comer dessa forma e a pressa reduzirá.

O motivo para isso funcionar é que demora um pouco para o cérebro receber a mensagem do estomago. Logo, você reduzirá o volume de comida que consome entre o estomago estar mesmo satisfeito e o tempo para o cérebro receber a mensagem.

Pratos e Talheres menores

comer menos nutrição dieta tratamento medico

Ao montarmos o nosso prato de comida, nós temos a tendência de enchê-lo. Então se você trocar os seus pratos atuais por pratos menores, você vai de forma inconsciente colocar menos comida e comer menos.

Talheres menores também influenciam por que você demora mais para comer por colocar menos comida na boca por vez.

Ter ou não ter doces em casa?

doce nutriçao insonia açucar diabetes tratamento medico obesidade

Algumas pessoas adotam a estratégia de não ter doces em casa para ser impossível comer doce. Outras já deixam algum doce em casa para se sentir segura que caso sinta muita vontade, mas optam por deixar de comer por conta de dieta.

Qual das duas estratégias funciona¿ Depende de como você se sente. Algumas pessoas não tem confiança no próprio autocontrole, outras acreditam que podem sofrer muito por conta da dieta e optam por ter um tipo de válvula de escape. Eu sugiro que experimente os dois métodos e veja qual se adapta melhor ao seu perfil.

Comer Proteína

Dieta da proteína - carnes - emagrecer

O nosso estomago tem duas condições para mandar um sinal para o cérebro que está satisfeito: um é por volume total de comida, o outro é por quantidade de proteína. Preencha uma dessas condições e o estomago mandará a mensagem para o cérebro.

A proteína é uma substancia que não engorda, porém deve-se ter cuidado com o que vem junto com a proteína ingerida como óleo de cozinha, trigo, gordura entre outros.

Ingerir Laticínios

Leite e derivados dieta nutricao tratamento medico

Dentro do nosso estomago temos o ácido clorídrico, importante para ativar enzimas responsáveis pela digestão. No entanto, se nós deixarmos o pH dentro do nosso estomago menos ácido, teremos a sensação de saciedade. É ai que os laticínios entram na historia. Por serem básicos, eles aumentam o pH do estomago dando a saciedade sem ter que comer muito.

Tratamento médico

Apesar de algumas pessoas seguirem dietas, fazerem exercícios por conta própria ainda é possível que não alcance os resultados desejados. Por isso é importante que haja um acompanhamento médico. Marque uma consulta conosco para um tratamento personalizado

 

Como criar a sua própria dieta

Dieta boa alimentaçao tratamento medico

Neste artigo, discutirei características importantes dos alimentos para você saber como identificar um alimento saudável. Discutirei também substancias que você deve evitar a todo custo, o que tomar cuidado e comer a vontade para ter vida saudável e o porquê. Darei também dicas importantes de como estruturar uma dieta. Dessa forma você poderá criar uma dieta própria, saudável e eficaz.

O que não comer

Alimentos Alérgicos

trigo gluten dieta

A primeira coisa que se deve fazer para criar uma dieta e descobrir as suas alergias.

Todos nós já vimos em series pessoas comendo amendoim e fechando a garganta ou sendo picado por abelhas, criando inflamações absurdas. Mas nem todas as reações alérgicas são assim. Grande parte delas são anticorpos produzidos pelo nosso corpo com a finalidade de atacar antígenos, porem acabam atacando o próprio corpo. Então há um desgaste triplo: primeiro pela produção constante anticorpos desnecessários, segundo pelo sofrimento do corpo decorrente a esses ataques, e terceiro, pelo corpo tentar se regenerar. Alguns sintomas de alergia são ansiedade, depressão, insônia, cansaço, hipotireoidismo, enjoos, inchaço entre outros.

Um dos meios de se descobrir os alimentos alérgicos é através de exame laboratorial no qual sangue é colhido para identificar os anticorpos presentes. Para fazer esse exame não é necessário a prescrição de um médico, mas é muito raro laboratórios que façam esse exame, então é importante que você faça uma pesquisa na sua cidade.

E o que fazer assim que o resultado chegar¿ Corte esses alimentos imediatamente. Leia os ingredientes de tudo antes de comprar. Glúten( trigo) e milho são muito usados na indústria alimentar, caso seja alérgico, tome cuidado redobrado.

Outro método é por tentativa e erro, no qual você remove um alimento da dieta durante um mês e avalia o seu bem-estar.

Álcool

alcool tratamento medico dieta

Álcool é extremamente violento para o corpo em diversas formas, não é a toa que é proibida que crianças tomem álcool.

Depois de ingerido, o álcool é levado ao fígado, aonde ele transformado em açúcar. O açúcar não é o pior dos problemas, o problema maior é que essa transformação de álcool em açúcar acarreta um grande custo para o fígado, piorando todas as suas funções.

Suponhamos que você queira ganhar massa muscular, não beba álcool. Por que o fígado sintetiza proteínas para o nosso corpo. Essa redução de síntese de proteínas é tão absurda que atletas pioram o rendimento de um dia pro outro com apenas um copo de cerveja. Se a pessoa chegar ao alcoolismo, pode acontecer do fígado perder totalmente as funções tornando a pessoa extremamente fraca, esquelética , sem energia e infeliz.

Cerveja

cerveja tratamento medico estrogeno testosterona hormonio

O brasileiro adora cerveja por causa dos efeitos do álcool e é barata, mas o custo que não sai do bolso, sai da saúde.

Açucares e carboidratos são distribuídos pelo nosso corpo, se alocando em tudo quanto é lugar. Já a cevada não, tudo sempre se transforma em gordura visceral.

Gordura visceral é o pior tipo que gordura que existe. Por que é uma gordura se concentra nos órgãos, pressionando, desgastando e reduzindo as funções vitais.

Uma pessoa viciada em cerveja tem um corpo muito feio. Por que o peitoral e barriga viram bolas (por causa da grande quantidade de gordura visceral) e os braços e pernas viram gravetos (pela incapacidade do fígado produzir proteína).

Alimentos estrógenos

soja estrogeno hormonio testosterona tratamento medico

Alimentos estrógenos são alimentos que possuem uma quantidade grande de uma substância tão parecia com o hormônio estrógeno que o nosso corpo reage como se fosse mesmo estrógeno. Então é como se tomando hormônios artificiais, gerando desequilíbrios hormonais.

A soja e a cerveja são exemplos desses alimentos. A soja em especial está em tudo quanto é comida.

O que comer em equilíbrio

Glicose: Açúcar, Carboidratos, frutose

doce nutriçao insonia açucar diabetes tratamento medico obesidade

Não é segredo que a glicose, açucares , carboidratos( são essencialmente a mesma coisa) são os grandes responsáveis pela obesidade e se pode emagrecer reduzindo esses alimentos.

Porém, não se deve esquecer que esses alimentos são importantes fontes de energia para o nosso corpo, especialmente para o cérebro, que é o maior consumidor de glicose do corpo. Então zerar a glicose causa cansaço, desconcentração, estresse, ansiedade, agitação e insônia. Então, para dar tempo do seu cérebro se adaptar, é importante reduzir a ingestão de glicose gradativamente.

A frutose também pode ser um problema pelo famoso “suco de caixinha”. Por que ao tomarmos um copo de suco, nós ingerimos a 4 a 8 frutas de uma única vez. Outro detalhe importante é que a fibra da fruta tem uma substancia capaz de quebrar a frutose, a tornando melhor absorvida pelo corpo. Por esses motivos, eu recomendo que você coma a frutas, ao invés de beber as frutas.

Sal

sal

O brasileiro consome mais sal do que a média recomendada. Isso é ruim por que o sal retém a água como uma barragem de rio, causando hipertensão, inchaço e aumento de peso.

Por outro lado, o sal é essencial para o nosso sistema nervoso, podendo a falta de sódio (sal) causar alucinações, falta de memoria, desconcentração e dores de cabeça.

Lembre-se: é o sal que causa inchaço e retenção de líquido, não a água.

O que tomar a vontade

Água

agua tratamento medico dieta

Não nenhum problema em beber agua pura potável. Pelo contrario, quantos mais beber agua, mais células novas nós teremos, melhor será a nossa pressão sanguínea, mais energia, mais bem estar e menos desgastes dos órgãos como rins e cérebro nós teremos.

Deve-se, porém tomar cuidado com relação à contaminação da água. Metade da população mundial está infectada por H-pylori. A H-pylori é uma bactéria muito resistente encontrada na água, causando enjoo, dores de barriga e mal estar prolongados se não tratados.

No Brasil, a água é clorada para higienizar. Cloro é uma substancia que se conecta com o iodo, impedindo o corpo de usar o iodo para produzir o hormônio tireoidiano, causando sintomas de hipotireoidismo, como cansaço e desconcentração. Pode-se se intoxicar com cloro, seja bebendo ou entrando em contato com a pele, como durante o banho, com o vapor da agua e cloro.

Azeite

azeite tratamento medico

O azeite é uma maravilha para o colesterol. É possível ter um colesterol de um atleta somente tomando azeite diariamente.

Os efeitos positivos são reduzidos se o azeite for misturado com algum tipo de óleo de cozinha. A legislação brasileira que permite que azeites misturados com óleos de cozinha ainda sejam chamados de azeite, por isso a importância de ler os rótulos para saber se é 100% azeite ou se é 75% azeite e 25% óleo de soja (um estrógeno). Já os azeites importados não tem esse problema

Proteína

carne tratamento medico dieta

A proteína é a matéria-prima para a nossa produção e nutrição de músculos, tecidos conjuntivo, anticorpos, hormônios e enzimas.

Quanto mais proteína melhor (com algumas exceções de doenças). Mas temos que tomar cuidado com o que vem junto com a proteína como, sal, óleo de cozinha, farinha de trigo e etc.

Como descobrir se um alimento é saudável

Leia as embalagens

tabela nutricional nutricao deita tratamento medico

As embalagens de qualquer alimento possuem informações importantes sobre o produto. Veja a tabela para comparar os valores energéticos com os de outros alimentos para saber se o alimento engorda.

Outra dica é ler os ingredientes. Um dos motivos é que os ingredientes estão sempre ordenados em maior quantidade para menor quantidade, por exemplo, alimentos que tem açúcar logo entre os primeiros ingredientes são muito calóricos. Você pode até descobrir alguns produtos interessantes como o extrato de tomate, alguns são diets por que não há adição de açúcar.

Pico glicêmico

pancreas diabetes tratamento medico insulina

Pico glicêmico é o ponto em que o alimento libera mais glicose. A questão principal é que quanto maior o pico glicêmico, mais insulina o nosso corpo produzirá. E há dois problemas com a alta produção de insulina.

  • Mais fome: a glicose é rapidamente incorporada por que é absorvida pela língua Então o nosso corpo produz insulina, o que gera fome proporcional à quantidade de insulina produzida. Por isso sentimos mais fome nas primeiras garfadas do que antes de comer).
  • Desgaste do pâncreas: O pâncreas é o órgão produtor de insulina. Acontece que o nosso corpo se desgasta mais com a produção absurda em um curto período de tempo do que com uma produção branda e longa. Por isso é recomendado, por exemplo, que pessoas com calculo renal ( pedra no rim), bebam muita água. Esse detalhe é importantíssimo para pessoas diabéticas ou com prédisposição.

Alimentos com muita glicose não necessariamente tem picos glicêmicos alto e nem o inverso é verdade. Frutas em geral tem muita frutose, mas a frutose é absorvida lentamente pelo corpo, tendo um pico glicêmico mediano ou até baixo.

Dicas de uma dieta estruturada

Caso esteja bocejando, coma.

Alimentos variados

Nós somos onívoros (comemos de tudo) por que o nosso corpo precisa de uma variedade muito grande de nutrientes. Então é difícil alguém se nutrir direito comendo sempre a mesma coisa.

Outro motivo, é que alimentos repetidos acabam ficando sem graça, tornando a dieta mais desgastante para seguir.

Vá mudando o seu dia-a-dia aos poucos

Há muita gente que quer mudar drasticamente o estilo de vida de um dia para o outro. O que as pessoas precisam entender é que esse tipo de mudança causa muito estresse, fazendo com que as pessoas desistam. Então é importante implementar as mudanças aos poucos.

Faça exames frequentes

É muito importante que haja um acompanhamento contínuo para analisar se, no seu caso, é necessário ingerir mais de algum alimento ou se é preciso que haja uma suplementação.

Exames de sangue são ótimos para analisar isso, porém é indispensável um pedido médico e que esse médico coloque cada item a ser pesquisado no sangue. O nutrólogo e endocrinologista pedirão sobre hormônios e nutrientes.

Marque uma consulta conosco

Marique uma consulta conosco em marcação para uma fazer uma dieta personalizada e acompanhamento para melhorar a sua saúde a sua saúde

 

 

Aumente a sua Testosterona Naturalmente

aumentar testosterona tratamento medico andropausa

 

Nos dias de hoje, está se tornando mais comum aspessoas terem disfunções hormonais. Isso acontece por que somos expostos a diversos fatores que influenciam os nossos hormônios, podendo causar até andropausa e menopausa.

Neste artigo eu explicarei os cuidados que as pessoas (especialmente os homens) para que o seu corpo produza hormônios que você precisa.

Dormir cedo

dormir testosterona insonia tratamenti medico

Os homens têm um pico de produção de testosterona das 21:00 as 00:00. Mas tem um detalhe, esse pico só acontece se dormir. Então homens que dormem tarde ou tem insônia não vão ter esse pico.

Temperatura á

homem testosterona andropausa tratamento medico

Tem um motivo para que os testículos fiquem “fora” do torso. Acontece que os testículos precisam ficar numa temperatura levemente menor do que o resto do corpo. Tanto que em dias quentes os testículos se afastam do corpo e em dias frios se aproximam. Então calças e cuecas apertadas, obesidade e ficar em ambientes quentes diminuem a produção de testosterona.

Circulação sanguínea

circulação sanguinea testosterona andropausa

Qualquer parte do nosso corpo funciona pior se não tiver irrigação constante de sangue. Portanto, colesterol alto, obesidade, fumo, roupas justas diminuem a testosterona.

Estrógenos

Estrógenos são hormônios que podem ser encontrados em  alimentos que tem uma composição química parecida com o estrogênio, fazendo com que os nossos receptores desses hormônios recebam o estrogeno no lugar dos outros hormônios.

Cerveja

cerveja tratamento medico estrogeno testosterona hormonio

A cevada é rica em xeno –estrógenos ( moléculas se ligam ao receptor dos hormônios femininos  e acabam tendo a mesma função do hormônio feminino . A cevada também é prejudicial para a testosterona por que aumenta a quantidade de gordura  viceral no corpo, causando hipertensão e obesidade.

Soja

soja estrogeno hormonio testosterona tratamento medico

A soja é um estrogeno encontrado em vários formatos no mercado: leite, carne de soja e, especialmente, no óleo de cozinha.

Plástico

plastico tratamento medico testosterona hormonio

O plástico é usado como embalagem para tudo e, aos poucos,  libera benzeno (também um xeno-estrógeno) no produto embalado. Essa liberação é maior se o plástico for exposto ao calor.

Tratamento médico

Caso você ainda sofra de testosterona baixa marque uma consulta para uma tratamento personalizado

Exercícios Físicos

exercicios fisicos tratamento medico

Não é segredo para ninguém que exercícios físicos melhoram a saúde, mas cada tipo de exercício causa um efeito diferente no corpo. Discutirei detalhadamente nesse artigo os benefícios, que tipo de atividade proporciona qual resultado e até exercícios para você fazer sozinho em casa, sem equipamentos, perfeito para pessoas ocupadas.

Efeitos

Perda de gordura

Obesidade tratamento medico

A gordura é uma reserva de energia, mas pode ser prejudicial à saúde. A pressão da gordura contra as artérias e veias pode causas hipertensão. O peso contra o diafragma dificulta a respiração, reduzindo a energia que o corpo pode produzir. O peso também cria uma maior necessidade do corpo fazer força, gastando mais energia para fazer qualquer coisa.

Com exercícios e dieta é possível reverter os efeitos da obesidade.

Redução de medidas

Perda de Peso Emagrecimento Endocrinologista Rio de Janeiro Cabo Frio

Atividades físicas consomem energia para fazer a atividade em questão, para regenerar e fortalecer os músculos. Boa parte dessa energia consumida vem da gordura próxima do músculo exercitado. Então para reduzir medidas de áreas especificas, devem-se exercitar os músculos daquelas áreas.

Note que eu disse “redução de medidas” não “perda de peso”. Acontece que, ao fazermos exercícios, nós perdemos massa de gordura e ganhamos massa muscular, podendo manter ou até aumentar o peso no processo. Porém, músculo é mais denso que gordura, ocupando menos espaço no corpo, reduzindo medidas. Então não se apegue ao seu peso, veja com cuidado o que é realmente agradável visualmente.

Aumento de disposição, energia e concentração

disposicao tratamento medico

Depois de fazermos exercícios, o nosso corpo produz mais células e aprimoradas. A mitocôndria, parte das células que produz energia à partir do oxigênio, tem maior capacidade de processar oxigênio e criar energia.

Toda essa energia extra flui pelo corpo, aumentando nossa rapidez, velocidade de raciocínio e resistência ao estresse.

Aptidão física

Massa Muscular Endocrinologista Rio de Janeiro Cabo Frio

Nós temos músculos em todas as partes do nosso corpo, fazendo as mais diversas funções. As atividades físicas melhoram o despenho dessas funções. O diafragma é um musculo. Fortalecendo ele, melhora a capacidade dos pulmões de adquirir oxigênio, produzindo mais energia. Nossas veias têm músculos, nas quais ajudam na circulação sanguínea. Obviamente nós temos músculos nos braços, nas pernas e etc… que aumentam nossa força e velocidade.

Exercícios aeróbicos

atividade aerobica tratamento medico

Exercícios aeróbicos são atividades que gastam muita energia como: pilates, correr, spinning.  Essas atividades são ótimas para redução de medidas, de gordura e aumento de energia, perfeito para pessoas que querem emagrecer.

Os benefícios acontecem por ficar se exercitando longos períodos, gastando gordura e treinar mais particularmente o diafragma e o coração.

Essa atividade é ruim para pessoas ocupadas por consumir muito tempo.

Exercícios pesados

exercicio pesado

Exercícios pesados, como levantamento de peso e flexão, têm por objetivo desenvolvimento os músculos.

Muita gente faz essa atividade com o objetivo de ter aqueles músculos enormes como os dos halterofilistas, e esse é um dos problemas. É possível sentir o aumento de força e velocidade em poucas semanas, mas o visual demora mais por conta da gordura que está em cima do músculo. Outro ponto negativo é que o exercício pesado pode ser tedioso e pode sobrecarregar tendões, músculos e ossos se levantar demais.

Essa atividade é ótimo para pessoas ocupadas por consumir muito pouco tempo.

Exercícios de impacto

 

Esportes impacto tratamento medicp

Exercícios de impacto são, em geral, esportes: football, vôlei, basquete, natação e tal.

Os pontos positivos são similares aos exercícios aeróbicos:  muita queima de gordura, aumento de energia. Mas há também mais alguns como: desenvolver alguma habilidade que você gostaria e lazer.

Os negativos são: muitas vezes é necessário equipamentos e outras pessoas, muito tempo gasto e desgaste das articulações por conta dos impactos.

Todo atleta profissional complementa a modalidade praticada com exercícios pesados para maior desenvolvimento de músculos.

Exercícios para fazer em casa

Aqui está uma lista de exercícios para fazer em qualquer lugar, sem equipamentos e em pouco tempo, perfeito para pessoas ocupadas.

Abdominal

abdominal

Abdominal é ótimo para reduzir medidas do abdome superior e fortalecer os músculos do abdome e do diafragma, proporcionando mais energia, força para todo o corpo e beleza física.

Para fazer abdominal corretamente deve-se deitar no chão, sobre uma toalha ou algo limpo, de joelhos contraídos, pés fixos no chão e erguer a parte superior do torso até sentir tensionar o abdômen. Se sente que está fazendo força com o pescoço é permitido que se segure a cabeça com as duas mãos. Se não consegue manter os pés no chão, você pode encaixar os pés em sob a cama ou algo parecido para mantê-los parados.

Levantamento de perna

elevação de pernas

Levantamento de perna serve para fortalecer a parte inferior do abdome e reduzir medidas.

Começa parecido com o abdominal, deitado no chão, de barriga para cima e as pernas dobradas como se estivesse sentado. Em seguida mova as pernas juntas para frente e volte para a posição inicial devagar.

Flexão

flexão

Flexão fortalece os tríceps, asas, costas e peitoral.

Você deve ficar de frente para o chão, nas pontas dos pés, com as mão no chão( abertos ou fechados), braços esticados, dobre os cotovelos até chegar perto do chão e empurre o chão até ficar com os braços retos de novo. Um ponto importante é que ao dobrar os braços, não dobre para fora, dobre junto ao corpo.

Esse exercício em particular pode ser muito desgastante, portanto, faça em sessões de três flexões com alguns segundos para respirar entre cada sessão.

Levantamento de Peso

Levantamento de peso

Levantamento de peso fortalece os bíceps e dos antebraços.

Pegue duas coisas que tenham 1Kg ( como um litro de água) para usar como peso. Fique com braços esticados para baixo, segure os pesos com as mãos para cima e dobre os cotovelos até formar um ângulo de noventa graus e volte à posição inicial. Faça um braço de cada vez ou intercale.

Agachamento

agachamento

Agachamento fortalece glúteos, cochas e panturrilhas. As panturrilhas em particular também ajudam na circulação sanguínea, reduzindo o esforço do coração e aumentando a energia.

Para fazer esse exercícios você deve ficar em pé, com os pés retos para frente e agachar até sentir todos os músculos das pernas contraindo e depois se erga. Dois detalhes importantes para fazer agachamento corretamente são:

  • O movimento natural do corpo o fará levantar os calcanhares. Não faça isso. Você só sentirá os músculos tensionando se mantiver o pé inteiro colado ao chão.
  • Outra coisa que sentirá vontade de fazer é se inclinar para frente. De novo, não faça isso. O exercício é mais intenso se estiver com a coluna totalmente ereta. Tente juntar as mãos atrás das costas para manter a postura.

Como começar

Hábitos novos são difíceis de adquirir, é por isso que é importante acrescentar qualquer tipo de mudança ao cotidiano aos poucos. Comece o primeiro dia fazendo cada um dos exercícios mencionados cinco vezes. Evite exercícios desnecessários no segundo dia. No terceiro dia faça seis de cada exercício. Evite exercícios no quarto. Faça sete vezes os exercícios no quinto dia e assim por diante.

Acontece que hábitos são difíceis de adquirir, é por isso que é importante acrescentar qualquer tipo de mudança ao cotidiano aos poucos. Demora-se uns quatro minutos para se organizar e fazer os exercícios do primeiro dia. Você tem quatro minutos livres para fazer exercícios em algum momento do dia, não é mesmo¿

Outro motivo para fazer cada exercício uma vez mais da próxima vez é para criar um sentimento de progressão. É muito comum as pessoas pararem de fazer atividades físicas por “falta de resultado”. Com esta técnica você sentirá que está ficando mais forte por fazer mais repetições todas as vezes que fizer exercícios. Em um mês você fará umas 20 repetições, em dois chegará aos 35. Já houve um caso de homem que fez mais de 500 flexões em um único dia, por que teve um dia que ele fez 495, depois fez 496, depois 497, e 498 e 499 e assim foi. Afinal de contas se ele fez 495 flexões, qual é o problema de fazer mais uma no próximo dia¿

É importante ter um dia sem atividade entre cada dia de atividade, especialmente se estiver começando, para os seus músculos se regenerarem e se fortalecerem.

Caso pule um dia de exercício, não se sinta mal e faça o mais breve possível. Coisas acontecem que podem não ter tempo em um dia em particular, o negocio é não deixar atitudes e hábitos importantes serem perdidos.

 

Meditação

meditaçao tratamento medico

Com o aumento de estresse, depressão e ansiedade, as pessoas tem procurado por tratamentos.

Um desses tratamentos é a meditação. Neste artigo eu explicarei como meditar e porque funciona.

Neuroplasticidade

cérebro Neuroplasticidade tratemento medico

Você já deve ter visto pessoas que comem o que quiserem e o quanto quiserem e não engordam. Então você acreditaria se eu dissesse que pessoas sentem emoções de formas diferentes¿ Parte disso acontece por conta da neuroplasticidade.

Nosso cérebro é separados em diversas partes, cada parte responsável por uma função diferente. E cada parte aumenta ou diminui de acordo com as nossas experiências, esse efeito de variação de tamanho das partes do cérebro é chamado de neuroplasticidade. Quanto maior for a parte em questão maior será o efeito dessa parte no nosso cérebro. Simplificando, quanto maior for a parte responsável pelo estresse, mais estresse e mais frequente nós sentiremos, quanto maior for a parte da alegria, mais alegria e mais frequente nós sentiremos.

Essa variações de tamanho acontecem de acordo com as nossas experiências de vida. Traumas e cotidianos desagradáveis aumentam as partes responsáveis pelo estresse, medo e a tristeza e reduzem o tamanho das emoções positivas. Eventos felizes e hábitos saudáveis aumentam as partes responsáveis pela satisfação, coragem e alegria e reduzem o tamanho das emoções negativas.

A meditação reduz as partes relacionadas às emoções negativas e aumenta às das emoções positivas. Promovendo estabilidade emocional, bem estar e alegria.

Descansar o cérebro

Descansar tratamento médico

O cérebro e o musculo reagem do mesmo jeito de varias formas: nós os usamos e eles se desgastam, nós os descansamos e eles se regeneram. Se o músculo desgastado for usado ele se atrofia e enfraquece. Se o cérebro desgastado for usado nós temos ansiedade, depressão, insônia e atrofia do sistema nervoso. Para descansar os músculos basta não fazer nada com eles. Mas e para descansar o cérebro¿ Nós temos que ter lazer, dormir e meditar.

A meditação promove um momento de descanso para o cérebro no ato da meditação e por ajudar a controlar os pensamentos.  O contrôle dos pensamentos faz com que você se concentre no que você está fazendo, seja trabalhar ou descansar, intensificando a eficiência no trabalho, curtindo mais os tempos descontraídos.

Respirar direito

respiração meditação

Você deve estar se perguntando “mas como é possível respirar errado¿ Se as pessoas respirassem erradas elas já teriam morrido!”. Eu vou explicar para você a diferença entre respiração diafragmática e respiração torácica.

A respiração diafragmática( a correta) usa o diafragma para mover os pulmões, já a respiração torácica( a errada) usa os músculos do tórax invés do diafragma para respirar. “E qual é o problema da respiração torácica¿” você me pergunta. Bem, a respiração torácica consome 14 vezes mais energia (7 se for mulher) para fazer o mesmo trabalho da respiração diafragmática. Então imagine a energia extra que você teria por economizar até 14 vezes a energia necessária por fazer uma coisa que tem que ser feita 100% do tempo.

Como meditar

meditaçao tratamento medico

Agora que eu te mostrei os benefícios da meditação, eu te ensinarei a meditar.

Cada meditação deve ser feita durante 20 minutos, duas vezes por dia. Ao acordar, para te ajudar a começar bem o dia, e antes de dormir, para te dar uma melhor noite de sono.

As instruções serão dividas em “etapas”. Assim que cada etapa for aperfeiçoada você pode fazer a próxima etapa, acrescentado sempre as atividades das etapas anteriores. Cada etapa pode demorar semanas para aperfeiçoar. Não tenha pressa.

Etapa 1: Ache uma posição confortável. Pode ser sentado, deitado, não importa. Feche os olhos. Respire calmamente( 5 segundos inspirando e 5 segundos expirando). Para saber se você está fazendo a respiração diafragmática veja se o seu abdômen aumenta e diminui com a respiração. Fique imóvel.

Etapa 2: Esvazie a sua mente. Não deixe nenhum pensamento que seja entrar a sua mente. Não pense “eu não vou pensar no trabalho” ou “ eu não vou pensar na minha situação financeira”, simplesmente não pense em nada. Tente concentrar somente na respiração e no ambiente.

Etapa 3: Tenha pensamentos positivos.

Caso esteja em um momento ruim do dia, com muito medo, tristeza ou ansiedade, tente tirar os pensamentos negativos da sua mente e respire calmamente.

Tratamento Médico

Se você fizer esse tratamento e não obter o resultado desejavel é possivel que precise de outros tipos de tratamento. Marque uma consulta conosco para uma analise médica personalizada

As Fontes do Cansaço

cansaço insonia tratamento medico

O cansaço é um problema que aflige a maior parte da população mundial.

O cansaço tem vãarias fontes. Pode ser que você sofra de uma, ou uma combinação delas, criando um efeito acumulativo devastador. Por isso é importante que cada possibilidade seja investigada e tratada adequadamente.

Desequilíbrio hormonal

utero difunção hormonal hormonio tratamento medico

O desequilíbrio hormonal pode gerar cansaço, desconcentração, mal humor e perda de massa muscular. É inevitável que pessoas precisem de suplemento hormonal algum dia, seja por causa de doenças ou pelo próprio envelhecimento.

Tireoide é a glândula produtora do hormônio tireoidiano. Esse hormônio é responsável pela velocidade do metabolismo, ou seja, quanto menos hormônio tiver, mais devagar e cansado você vai se sentir.

Menopausa e andropausa também são responsáveis pelo cansaço. Houve casos de homens que não produziam mais testosterona e não conseguiam mais levantar da cama.

Insônia

Insonia tratemento medico

Insônia é a dificuldade para dormir e a má qualidade do sono.

O sono ajuda a regular o cérebro e dar o descanso necessário para que ele funcione da melhor forma possível no dia seguinte.

Para realmente ter uma boa noite de sono não basta só dormir, você precisa alcançar certas profundidades de ondas cerebrais  por certos períodos de tempo.

Obesidade

Obesidade tratamento medico

A gordura em grande quantidade dificulta todo o funcionamento do corpo, pelo peso e pela pressão contra os órgãos. Dificulta tanto que coisas simples como andar, respirar e o bater do coração se tornam desgastantes, causando hipertensão , respiração pesada e apneia noturna.

A apneia noturna é a interrupção da respiração durante o sono, fazendo com que a pessoa acorde. A principal causa é o excesso de gordura pressionando o diafragma, impedindo a respiração natural.

A obesidade causa desgastes musculares e ósseos, causando sedentarismo, osteoporose

Sedentarismo

Sendentarismo tratemento medico

O sedentarismo piora o funcionamento do corpo pela falta de uso. É muito comum pessoas sedentárias terem problemas de circulação, o que também causa cansaço. O sedentarismo também pode causas estresse pela repetição e falta de lazer.

Exercícios físicos acabam com os efeitos negativos do sedentarismo e diminuem os efeitos da obesidade. Exercícios também fortalecem os músculos e aumentam a respiração celular, aumentando a eficiência do corpo e a capacidade de produzir energia.

Má alimentação

doce nutriçao insonia açucar diabetes tratamento medico obesidade

Comida é a fonte de nutrientes e também de fonte importante de energia. O nosso corpo precisa de uma variada imensidade de nutrientes para funcionar devidamente. A falta de certos nutrientes gera desgaste físico, mental e doenças.

A deficiência de vitamina C causa cansaço físico, mente lenta, baixa do sistema imunológico e até o famoso escorbuto (doença dos piratas). A falta de vitamina D causa instabilidade emocional e insônia e doenças osseas..

Por esses motivos é importante que sejam  feitos exames de rotina para identificar o que está faltando para alterar a alimentação e tomar suplementos alimentares.

Alergia

Alergia tratamento medico

Há vários sintomas de alergia: choque anafilático, sangramentos, hemorragia, feridas nos órgãos, enjöo, taquicardia, inflamações, cansaço, depressão, ansiedade entre outros.

Boa parte desses sintomas são causados pelo sistema imunológico atacar o próprio corpo na tentativa de se livrar do elemento alérgico.  Então, o seu corpo gasta energia e nutrientes para se atacar, o que leva ao corpo tentar se curar, gastando ainda mais energia e nutrientes.

A doença celíaca (alergia a glúten) em especial  é uma comprovada causa de hipotireoidismo ansiedade, depressão entre outras  instabilidades emocionais.

Tratamento Médico

Caso sofra de algum desses problemas marque uma consulta médica para um tratamento personalizado.

Estresse: a doença do século 21

Estresse

Estresse é o maior mau moderno, afligindo 90% população mundial. O Brasileiro é o segundo povo mais estressado do mundo, perdendo somente para o Japão, onde jovens morrem de enfartos aos milhares.

Neste blog discutirei as fontes do estresse e formas de reduzi-la.

Sintomas

Cansaço

cansaço insonia tratamento medico

O estresse é um estado de emergência: aumenta a atenção, a visão, a velocidade e o raciocínio. Para alcançar esse estado o corpo gasta muita energia, então pessoas que se mantem dessa forma durante longos períodos de tempo sentem cansaço e desanimo por conta do desgaste do corpo.

Insônia

insonia

Para ter uma boa noite de sono é necessário que o corpo fique relaxado. Pessoas que ficam estressadas constantemente tem dificuldade para começar o relaxamento, podendo causar a insônia.

Falta de memória e atanção

falta de Memoria estresse tratamento medico

De certa forma, o cérebro age como um musculo. Nós o usamos se desgasta e precisa de descanso para aprimorar e voltar funcionar. Sem o descanso, o não é possível a regeneração e o aprimoramento.

Falta de iniciativa e dificuldade de tomada de decisões

falta de Memoria estresse tratamento medico

Se você chegou nesse ponto, é por que seu cérebro está no limite e ele está pedindo socorro. Seja por falta de nutrientes ou por pura sobrecarga, ele não mais capaz de suportar o estresse.

Irritabilidade

Irritabilidade estresse tratamento medico

Se nosso cérebro está estressado, ele começa a perder a habilidade de agir logicamente e passa a hiperdimensionar acontecimentos e possibilidades, perder a resistência a frustrações e a estabilidade emocional.

Variações de peso

perda-de-peso-2

O estresse consome muita energia, e a gordura é uma fonte de energia, logo estresse podendo causar emagrecimento à curto prazo.

Durante longos períodos de estresse, o corpo começa a produzir cortisona, aumentando a barriga e estimulando a fome. Juntando isso ao fato que algumas pessoas comem por prazer, há a possibilidade de aumento de peso.

Causas

Todos nós temos motivos normais para sentirmos estressados: trabalho, estudo, família, amigos, e tal. Mas nesse artigo discutirei causas que podem ser tratadas com hábitos e medicamentos.

Excesso de estimulações

Excesso de estimulos estresse tratamento medico

Nunca na historia da humanidade o acesso a informações foi tão fácil. Podemos acessar em qualquer lugar: tevês, computadores, celulares, smartphones e etc…. Entanto, nós nos deixamos abertos para noticias e eventos constantemente, desgastando o nosso cérebro com todo tipo de informação.

É importante que durante as refeições e antes de dormir nós nos afastemos de estímulos negativos externos como: redes sócias, celulares, trabalho, estudo, noticiários, cafeína, e etc…

Sedentarismo

Sendentarismo tratemento medico

O nosso cérebro se estressa com repetições.  Quanto mais vezes e mais frequentemente fazemos alguma coisa, mais nos estressaremos na próxima vez que a fizermos.

Disfunção hormonal

utero difunção hormonal hormonio tratamento medico

Há uma diversidade de hormônios no nosso organismo com as mais diversas funções, se alguma delas se desregular, é possível que outros desregulem junto.

A vitamina D, hormônio combustível da estabilidade emocional e sono, produzido por exposição ao sol das 10:00 até as 14:00. Esse hormônio está escasso especialmente em pessoas sedentárias, por saírem de casa com pouca frequência e em pessoas que usam protetor solar excessivamente.

A Tireoide produz o hormônio tireoidiano, responsável pela velocidade do metabolismo. O hipertireoidismo( produção excessiva do hormônio tireoidiano) causa agitação, fazendo com o que o nosso corpo fique no estado de alerta por mais tempo.

A endorfina, serotonina, ocitocina e a dopamina nos ajudam a relaxar e desfrutar de momentos alegres e tranquilos. A falta desses hormônios ou a disfunção dos receptores não nos deixa sair do estresse e pode levar a doenças neurológicas serias como depressão e pânico.

Menopausa e Andropausa também geram estresse.

Má Alimentação e Obesidade

doce nutriçao insonia açucar diabetes tratamento medico obesidade

Nosso corpo e nossa mente estão conectados. Se o corpo estiver mal, há repercussões na mente e vice versa. Então a falta de nutriente gera estresse.  Por isso é importante comer regularmente, mais ou menos, 6 refeições por dia.

Cafeína, açúcar, energéticos e outros estimulantes agitam o nosso corpo, gerando estresse. Tornou-se cultural tomar estimulantes para continuar a trabalhar ou estudar, no entanto, eles só mascaram o cansaço. Sem tratar a raiz do problema, o corpo sofre, gerando estresse e desgaste.

Obesidade sobrecarrega o corpo com peso e pressão, iniciando e prolongando o estresse em momentos desnecessários com coisa s simples como andar e respirar. A gordura pressiona as artérias, impedindo a circulação de sangue, fazendo com que o nosso coração bata com mais força para uma tarefa simples. O peso da gordura aumenta a energia necessária para se locomover, escrever e comer. Eu sei que soa absurdo, mas tudo se requer energia e concentração

Tratamentos

Meditação

meditaçao tratamento medico

Meditação ajuda a concentrar nas coisas certas nas horas certas, a concentrar mais no trabalho na hora de trabalho e relaxar na hora de relaxar. Ajuda também a restaurar o sistema nervoso, reduzir a frequência e a intensidade de sentimentos ruins e aumentar a frequência e a intensidade de sentimentos bons.

Lazer

lazer tratamento medico

Lazer é importante para nos tirar da rotina e dar tempo para ele se recuperar. Então tente fazer algo diferente, algo que goste toda semana. Desligue o celular, se afaste da tevê e curta o momento.

Exercício Físico

Exercicio atividade fisica fisico boa forma tratamento medico

Exercícios físicos é uma ótima forma de extravasar a tensão do corpo. Sem falar de ter mais energia, velocidade de reação e de tomada de decisões.

Pense em alguma atividade física que goste de fazer e faça. Exercícios também podem ser uma forma e lazer, e, mais importante, algum exercício frequente é melhor do que exercício nenhum.

Dieta

Dieta boa alimentaçao tratamento medico

Dietas não servem apenas para perder peso e aumentar a atração física( apesar de também ser bom), mas também para garantir que o seu corpo está recebendo energia e nutrientes suficientes para exercer todas as funções da melhor maneira possível.

Assistência médica

Não é recomendado que se tente curar doenças de qualquer tipo sem a ajuda de um especialista. O endocrinologista é o médico responsável por hormônios, o nutrólogo é especialista em alimentação, o neurologista é responsável pela saúde do cérebro e psiquiatra é responsável pela saúde da mente. Marque uma consulta conosco para um tratamento personalziado

Obesidade e o Câncer: outra razão para emagrecer

Obesidade e Câncer. Procure um endocrinologista para emagrecer.

Obesidade e o Câncer

 

Pesquisas médicas comprovam que a obesidade é o segundo maior fator relacionado ao câncer prevenível, atrás apenas do fumo. 13 tipos de câncer já foram associados à obesidade incluindo: cólon, reto, esôfago, pâncreas, mama, endométrio, rim, bexiga, próstata, intestino, etc…

Mas como a obesidade e a gordura afetam o surgimento de câncer?

Existem dois tipos principais de gordura, a subcutânea e a visceral. A subcutânea se encontra logo abaixo da pele, acima dos músculos, protegendo o corpo contra o frio, dando curvas ao corpo das mulheres, servindo como reserva de energia. Seu excesso faz mal à saúde e influencia nos aspectos estéticos do corpo.

A gordura visceral é muito mais perigosa. Ela se encontra ao redor dos órgãos causando uma série de problemas, como o câncer, diabetes tipo 2, complicações cardíacas, entre outros. Esse tipo de gordura se concentra na região da barriga.

Mesmo após o diagnóstico de câncer o tratamento em pessoas obesas é mais complicado: o tempo de hospitalização é maior, as chances de cura são menores, e há o aumento de infecções e mortalidade hospitalar.

A gordura visceral é mais ativa hormonalmente e biologicamente, sendo capaz de produzir por conta própria diversas substâncias prejudiciais à saúde. Ela secreta adipocinas e citocinas que causam um estado pró-inflamatório, pró-coagulante e insulina resistente conhecido como síndrome metabólica. Esse estado facilita o desenvolvimento da diabetes; as inflamações causam danos nos órgãos internos contribuindo para a formação de tumores.

O tecido adiposo visceral diminui a produção de adiponectina que é um hormônio atuante na proteção contra o câncer, contra a diabetes tipo 2, problemas cardíacos e outras complicações.

 

Homens X Mulheres

Homem Mulher Distribuição de Gordura. Mulheres têm menos chance de desenvolver câncer por obesidade.

Homens são maçãs, mulheres são peras.

Uma boa notícia para as mulheres. O gênero possui forte influência na distribuição de gordura. As mulheres possuem maior porcentagem de gordura subcutânea do que os homens. Eles acumulam de 20 30 % da gordura corporal total na forma visceral (barriga), independentemente do nível de obesidade. Já as mulheres só guardam quantidades significantes de gordura visceral após atingir um certo nível de obesidade, ou seja, mulheres não obesas possuem quantidades baixas desse tipo de gordura.

De maneira geral, em média, os homens têm duas vezes mais gordura visceral do que as mulheres, e eles apresentam maiores problemas relacionados a problemas metabólicos causados pela obesidade. Uma das razões para isso deve-se ao fato do estrogênio (hormônio feminino) diminuir a gordura abdominal. Basta olhar ao redor para vermos que os homens acumulam mais gordura na barriga do que as mulheres. E é por isso também que as mulheres, quando atingem a menopausa, acabam acumulando mais gordura abdominal (onde fica a visceral).

 

Estudos

Uma recente pesquisa da Michigan State University  apontou que a gordura visceral secreta a protéinca FGF2 que, durante testes em ratos, foi capaz de gerar tumores.

No mesmo estudo os cientistas transportaram FGF2 de secreções das mulheres para cobaias, onde foi observado maior número de células de câncer.

Uma pesquisa publicada no British Journal of Cancer este ano apontou que o acréscimo de 11 centímetros na circunferência abdominal aumentou a probabilidade de cânceres relacionados à obesidade em 13%. Nesse caso 43 mil pessoas foram avaliadas durante 12 anos. Também foram acompanhadas 1600 pessoas com algum tipo de câncer associado ao excesso de peso.

Já num artigo de 2013 no Cancer Prevention Research foi evidenciado que a gordura visceral tem associação com o câncer de intestino. Nesse estudo os ratos foram divididos em 3 grupos: o primeiro ficou com uma dieta completamente livre; o segundo também, mas os ratos tiveram a gordura visceral removida através de cirurgia; e o terceiro passou por uma dieta restrita consumindo apenas 40% das calorias que costumava ingerir. No final, os pesquisadores perceberam que os ratos que tiveram a gordura visceral retirada desenvolveram menos tumores intestinais. Ou seja, independente da dieta, foi o fator gordura visceral que determinou os tumores no intestino.

A maior base de dados do estudo observacional da relação entre a obesidade e o câncer ocorreu em 282.000 pacientes, um estudo de 2008 por Renehan AG, Tyson M, Egger M, Heller RF, Zwahlen. O estudo mostrou que o aumento do índice de massa corporal (IMC) está associado ao aumento do surgimento de vários tipos de câncer. O risco estimado é de aumento entre 1,1 e 1,6 % para cada kg/m2 de aumento do IMC. Isso corresponde a aproximadamente um aumento de 15 kg em homens e 13 kg em mulheres que possuem um IMC de 23 kg/m2.

Um outro estudo com 900.000 adultos nos Estados Unidos mostrou que a obesidade pode ter sido determinante para 14% de todas as mortes por câncer em homens e 20% das mortes por câncer em mulheres. Estudo realizado por Calle EE, Rodriguez C, Walker-Thurmond K, Thun MJ.

 

Conclusão

Além das vantagens estéticas da prática de exercícios e da boa alimentação, sempre soubemos que manter boa forma física traz inúmeros benefícios à saúde. No entanto pouca gente sabe que um corpo esbelto nos ajuda até contra o câncer, como foi observado nos vários estudos listados acima.

Portanto, se você possui problemas de obesidade e sobrepeso, não deixe de procurar um endocrinologista. Marque uma consulta.

Nova vacina contra a AIDS: Resposta imune em todos os voluntários

Vacina Prevenção AIDS HIV

 

Um dos maiores desafios da medicina é a questão da AIDS. As vacinas são utilizadas para prevenir doenças, mas a dificuldade do HIV se deve ao fato da imensa variedade genética do vírus. Então é muito difícil que apenas uma vacina consiga prevenir contra todo o espectro de diferentes tipos de HIV que existem no mundo.

Mas boas notícias chegaram.

Pesquisadores da National Institutes of Health and Johnson & Johnson na the International AIDS Society conference apresentaram em Paris os resultados da vacina chamada “Ad26-env mosaic vaccine”.

O nome “mosaico” vem do fato da vacina utilizar pedaços de vários vírus HIV para gerar respostas imunes (produção de anticorpos) para um amplo espectro de tipos de HIV.

Os testes em humanos ainda estão em fase inicial, mas os resultados são encorajadores. 393 voluntários nos Estados Unidos, Ruanda, Uganda, África do Sul e Tailândia foram selecionados para receber uma de 7 vacinas experimentais ou placebo. Houve resposta imune em 100% das pessoas que tomaram a vacina. Mas isso não significa que elas ficaram protegidas contra o HIV: a produção de anticorpos, apesar de existir, pode não ser eficaz para combater o vírus.

Testes anteriores realizados em macacos apresentaram uma eficácia de 66 % (dois terços). Os cientistas têm o objetivo de atingir uma eficácia de 50 a 60% em humanos.

Se os pesquisadores continuarem observando avanços num outro estudo sendo realizado, novos testes deverão ser feitos, provavelmente no fim de 2017, no sul da África. Eles desejam testar em 2600 mulheres saudáveis.

Nos quase quarenta anos da epidemia de HIV no mundo essa é a quinta tentativa de vacina. Atualmente apenas duas vacinas continuam com testes em humanos: as demais foram rejeitadas por motivos de baixa qualidade. Além da “Ad26-env mosaic vaccine”, há a “HVTN 702 HIV”, que está sendo testada na Tailândia. Esta última é uma versão melhorada da RV144, que apresentou uma eficácia de 31,2%.

A AIDS foi observada clinicamente pela primeira vez em 1981 nos EUA. Estima-se que no 36,7 milhões de pessoas vivem com AIDS, das quais 1,8 milhões são crianças. Até hoje 76 milhões de pessoas foram infectadas, das quais 35 milhões vieram a falecer em decorrência da doença.

A vacina tem o objetivo de prevenção. No Reunido Unido cientistas anunciaram um tratamento que conseguiu eliminar o vírus da AIDS em animais, e apresenta resultados bastante positivos para humanos. Saiba mais no post pesquisadores anunciam eliminar HIV em animais.

Tatuagem e Vacina para Diabetes

Tratamento com Vacina para Diabetes

 

Duas notícias muito interessantes para quem sofre de diabetes. Uma vacina para o tratamento, e tatuagem para acompanhamento.

 

Vacina para Diabetes

 

A vacina é para o tratamento de diabetes tipo 1. Esse tipo é auto-imune, ou seja, causada pelo sistema imunológico da pessoa: células de defesa atacando o próprio corpo. A diabetes tipo 1 ocorre quando os glóbulos brancos do paciente destroem as células beta, que ficam no pâncreas e têm o papel de produzir a insulina. A insulina, por sua vez, é o hormônio responsável por fazer com que o açúcar presente na corrente sanguínea entre nas células. Quando não há insulina o suficiente ocorre um acúmulo de glicose no sangue que causa os graves problemas conhecidos da diabetes: doenças cardiovasculares, cegueira. E em alguns casos é necessário realizar amputações.

Pois bem, a vacina que pode ajudar na luta contra a diabetes tipo 1 foi inventado há quase um século: vacina BCG, originalmente projetada para combater a tuberculose. Mas o que uma coisa tem a ver com a outra?

Acontece que a vacina BCG já vem sendo estudada para o tratamento de doenças auto-imunes, como é o caso da esclerose múltipla: pacientes vacinados tiveram o progresso da doença impedido. A vacina também tem provado efeitos benéficos contra várias alergias. E agora, em pesquisas sendo realizadas na Universidade de Harvard, também aponta para melhoras na diabetes tipo 1.

A vacina BCG induz a produção de linfócitos T regulatórios, que são responsáveis por regular as demais células do sistema imunológico. A baixa contagem desses linfócitos faz com que células do sistema imunológico ataquem partes saudáveis do corpo, confundindo-as com elementos nocivos que devem ser destruídos. Assim as células beta do pâncreas são destruídas e a diabetes tipo 1 se instaura.

Linfócito T ajuda no tratamento de Diabetes Tipo 1

Linfócito T

Em testes realizados sob o comando de Denise Faustman, líder do projeto, pacientes com mais de 15 anos de diabetes apresentaram um aumento significativo dos linfócitos T regulatórios após a aplicação da vacina BCG. Foi identificado até um pequeno aumento na produção de insulina pelo pâncreas.

Os resultados são tão promissores que o FDA (US Food and Drug Administration) aprovou a continuação das pesquisas, agora com 150 pacientes. A lista de espera de voluntários para os testes é enorme. Hoje estima-se que mais de 400 milhões de pessoas sofrem com a diabetes no mundo.

Falando em vacinas, uma nova resolução em análise pela ANVISA estuda a aplicação de vacinas em farmácias.

 

Tatuagem para acompanhamento de diabetes

 

A outra novidade que a ciência nos traz é a tatuagem para monitoramento de glicemia.

Cientistas do MIT e de Harvard desenvolveram uma tinta biossensorial cujos componentes químicos apontam para eventuais irregularidades presentes no corpo, e não apenas a respeito de glicose: também o pH e nível de sódio.

A tinta funciona tanto para diabetes do tipo 1 quando para o tipo 2, pois o que é medido é o nível de glicose. Quando o nível está alto a tinta muda de cor para azul, lembrando à pessoa que ela deve tomar insulina. Com relação ao pH, quando o sangue fica muito alcalino, a tatuagem muda de roxo para rosa. A tinta apresenta uma coloração mais forte de verde de acordo com a concentração de sal.

Porém a tecnologia ainda está em desenvolvimento. Os testes ocorreram até o momento em pele de porco, que é bastante parecida com a humana. A promessa é simplificar a rotina dos diabéticos, diminuindo a necessidade dos procedimentos tradicionais, mais invasivos, para a medição da glicemia.

 

Essa é uma das coisas mais bonitas da ciência: vários pesquisadores ao redor do mundo fazendo pequenas descobertas que, somadas, revolucionam a vida das pessoas.

 

Para mais informações e tratamento de diabetes, veja nossa página diabetes.

Para realizar uma consulta médica veja nossas informações de marcação em marcar consulta.

 

Inibidores de apetite liberados – femproporex

Perda de Peso com inibidor de apetite, tratamento de obesidade

No Brasil estima-se que 57 % dos homens e 60% das mulheres estejam obesos – números alarmantes. Os inibidores de apetite são uma opção importante de tratamento de milhões de brasileiros que sofrem de uma condição que não é apenas estética. A obsesidade pode trazer problemas cardíacos, de pressão, diabetes, danos nas articulações.

Leia mais

%d blogueiros gostam disto: