Ovário Policístico

Síndrome do Ovário Policístico

 

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é um distúrbio que altera a ovulação por causa de desequilíbrios hormonais. Essa síndrome resulta na formação anormal de cistos que acabam permanecendo indefinidamente nos ovários, modificando sua estrutura de uma maneira que o ovário pode ficar até três vazes mais largo do que o normal. Estima-se que a síndrome do ovário policístico atinja 20 % das mulheres em fase reprodutiva.

O distúrbio muitas vezes causa a liberação em excesso de testosterona, fazendo com que a mulher adquira características masculinas. Não é apenas uma questão estética: o ovário policístico pode causar uma série de complicações para a saúde como diabetes, problemas cardíacos, entre outros.

Ao contrário do que muita gente pensa, a síndrome do ovário policístico tem sim cura. E é simples. Continue lendo e você verá.

As causas conhecidas para o surgimento do ovário policístico são:

Causas genéticas: Atenção para o histórico familiar.

Produção de insulina em excesso ( resistência à insulina)

Ovários Policísticos

 

Sintomas

 

A seguir alguns sintomas que as mulheres geralmente passam quando são afetadas pela síndrome:

 

1. Acne

Acne Ovário Policístico Tratamento

As alterações hormonais, como o aumento dos andrógenos (hormônios masculinos) aumentam a oleosidade da pele, levando à formação de espinhas e cravos.

 

2. Pelos e Características Masculinas

Ovário Policístico Pelos

O aumento da produção de testosterona, comum às mulheres que adquirem a síndrome do ovário policístico, gera a proliferação de pelos no rosto, pernas, peito e costas.

Além do pelo também pode ocorrer o engrossamento da voz, e as demais características masculinas podem ser acentuadas.

 

3. Perda de Cabelos

Queda de Cabelo Ovários Policísticos Endocrinologista

O aumento testosterona também contribui a perda de capelos. Existem receptores no couro cabeludo que recebem o excesso de testosterona presente no corpo que acabam acelerando a perda de fios.

 

4. Aumento de Peso

Ovário Policístico Aumento de Peso Endocrinologista

Os hormônios são fundamentais para o metabolismo e a manutenção de um peso corporal saudável. O desequilíbrio hormonal causado pela síndrome do ovário policístico pode causar o aumento de peso, bem como dificuldades para perder peso. Mesmo quantidades excessivas de estrogênio podem ser geradas, contribuindo para o acúmulo de gordura.

Além disso há também o aumento da geração de gordura visceral. Esse tipo de gordura é bastante perigosa pois aumenta as chances do desenvolvimento de diabetes, problemas cardíacos e até câncer.

Deve-se notar que o aumento da produção dos hormônios sexuais masculinos e femininos acaba aumentando tanto a massa magra (músculos, por causa da testosterona) quanto a gordura ( por causa do estrogênio).

 

5. Alterações no ciclo menstrual e infertilidade

Menstruação Irregular Ovário Policístico Endocrinologista

Ciclos menstruais desregulados estão entre os sintomas mais comuns. As alterações hormonais também diminuem a fertilidade da mulher.

Mesmo conseguindo engravidar é necessário o acompanhamento médico constante, pois trata-se de uma gravidez de risco. Há maiores chances de aborto, nascimento prematuro, e problemas para a saúde da mãe. Também pode surgir a diabetes gestacional.

 

6. Hipertensão

Hipertensão Ovários Policísticos Endocrinologista Tratamento

Hormônios desregulados também contribuem para o aumento da pressão sanguínea. O próprio aumento de peso vinculado à síndrome de ovário policístico acaba contribuindo para a hipertensão.

 

7. Apneia noturna

Ovário Policístico Apneia noturna

O aumento da barriga e até mesmo o alargamento dos ovários podem comprimir o diafragma. Fica mais difícil de respirar. Dessa forma as mulheres acabam desenvolvendo a apneia noturna, piorando a qualidade do sono.

 

 

Problemas de Saúde Agravados pela Síndrome do Ovário Policístico

Por causa das desregulações hormonais causadas pela síndrome diversos problemas de saúde podem surgir o se acentuar:

 

1. Diabetes Tipo 2

Diabetes Ovário Policístico Tratamento Endocrinologista

A síndrome do ovário policístico pode levar a uma produção desregulada de insulina. Além disso o aumento de gordura corporal causado pela síndrome contribui para o surgimento da diabetes tipo 2.

A gordura visceral é mais ativa biologicamente, sendo capaz de secretar por conta própria inúmeros compostos prejudiciais à saúde. Essa gordura secreta adipocinas e citocinas que causam um estado pró-inflamatório, pró-coagulante e insulina resistente conhecido como síndrome metabólica. Esse estado facilita o desenvolvimento da diabetes.

 

2. Problemas Cardíacos

Problema Cardíaco Ovário Policístico Endocrinologista Tratamento

O aumento da pressão sanguínea bem como o sobrepeso causados pela síndrome do ovário policístico contribuem para a ocorrência e agravamento de problemas do coração. Essa situação fica ainda mais complicada quando há histórico familiar.

 

3. Câncer

Câncer Mama Ovário Policístico Tratamento Endocrinologista

A síndrome aumenta as chances de câncer de ovário e de mama. Esses órgãos devem ser continuamente acompanhados pelo médico quando a mulher é diagnosticada com a SOP. O aumento da gordura corporal também contribui para a formação de vários tipos de câncer.

 

4. Depressão

Depressão Ovário Policístico Tratamento Endocrinologista

As alterações corporais tais como proliferação de pelos, aumento de peso, mudanças na forma do corpo e infertilidade podem fazer com que a mulher se sinta menos feminina e atraente. O desequilíbrio hormonal, por si só, já afeta o ânimo e o humor. Acompanhamento médico e o apoio da família e amigos são fundamentais para que a mulher não entre em depressão.

 

Tratamentos

Ao contrário do que muita gente acha, a síndrome do ovário policístico tem cura sim.

 

A Cura

O Acetato de ciproterona. Essa substância atua inibindo a liberação de hormônios masculinos e também na regularização do ovário. Os cistos vão desaparecendo e pronto: a síndrome de ovário policístico é curada!

Apesar de aparentemente simples é necessário um bom endocrinologista para administração da dose correta e acompanhamento contínuo do paciente.

 

Outros tratamentos

Existe um outro tratamento baseado na manipulação de hormônios, reposição hormonal. Nós não recomendamos.

O que acontece é que o ovário policístico já acaba produzindo quantidades enormes de vários hormônios, e não acreditamos que administrar ainda mais hormônios, como o estrogênio, seja benéfico. Tratar somente dessa forma atua apenas nos sintomas, não resolve a causa raiz do problema, e ainda pode trazer mais malefícios à saúde.

Portanto, recomendamos a administração de acetato de ciproterona, que irá levar à cura. É a maneira mais rápida e definitiva.

Além de tudo, como sempre, recomendamos dietas e exercícios físicos, que ajudam na recuperação da saúde, diminuição dos níveis de glicose, da gordura e demais problemas resultantes da SOP.

 

Conclusão

A síndrome do ovário policístico é uma questão séria que pode causar uma série de problemas de saúde para a mulher. No entanto há cura. Caso tenha verificado alguns dos sintomas listados acima procure um endocrinologista. Marque uma Consulta. Consultório no Rio de Janeiro – Barra da Tijuca, e em Cabo Frio – RJ.

52 comentários em “Ovário Policístico

  1. Olá sou Lara tenho esse problemas faz anos , e nunca procurei fazer um tratamento, quando tou sem tomar anticoncepcional minha menstruação não vem , então uma vez fui no médico é ela me passou o anticoncepcional lidyan , mais tou vendo que não tá ajudando em nada , tou com muita acnes e gordura acumuladas, e foi com dúvidas, meninas policisto causa infertilidade? Por favor me passem um anticoncepcional que ajuda , por que já tomei de tudo e nada ,

    • Olá Lara,

      A síndrome do ovário policístico pode sim atrapalhar a fertilidade.
      A solução é tomar Acetato de ciproterona, que irá curar a síndrome. Em geral são necessários 6 meses tomando a substância.
      Procure um endocrinologista para avaliar seu tratamento.

      Abraços!

  2. Gene, por favor, queria uma solução. Pois meu nivel de testosterona deve está zerado, pois no lugar de ganhar massa muscular na academia estou perdendo. Essa SOP vai acabar com minha vida. Eu não aguento mais os efeitos de “TPM eterna” desse anticoncepcional.

  3. Eu tenho e estou tomando metformina,tenho dormencias nos braços contastes e tbm dor nos ossos,muito inchaço.
    Gostaria de saber sobre esse outro remédio.
    A parte de cima do.meu corpo esta ficando maior q a de baixo.
    To apavorada

    • Olá Camila. De maneira geral, o melhor tratamento é com o Acetato de ciproterona, que regulariza o ovário, os cistos desaparecem, e se alcança a cura. Para maiores detalhes do seu caso é recomendável marcar uma consulta médica.

  4. Olá!
    Fiz varios exames de imagens e nenhum deles nunca diagnosticava o problema pelo qual minha menstruação nunca descia,pois desde os 15 anos que ela é assim,fico até 1 ano sem menstruar,com tudo isso cheguei a pesar 150 kg,agora estou com 125,mais o ultimo exame de imagem me diagnosticou com ovário policístico,prucuro primeiro um ginecologista ou um endocrinologista?

    • Olá Ana Paula. Ambos os profissionais podem tratar da síndrome do ovário policístico. Conform explicado o tratamento mais recomendado é a administração de Acetato de ciproterona. De qualquer maneira marque uma consulta com um médico para verificar maiores detalhes para o seu caso.

  5. Boa noite gostaria de saber qual o melhor remédio pra policísticos, to tentando engravidar mais n consigo, já tomei o Diane 35 e o metfomina do diminuiu , mais parei de tomar e n engravido , gostaria de saber se mesmo com policísticos se eu ovular posso engravidar?

    • Olá Aline,
      conforme explicamos no site o Acetato de ciproterona é o melhor caminho para a cura da SOP. Essa substância atua inibindo a liberação de hormônios masculinos e também na regularização do ovário. Os cistos vão desaparecendo e pronto: a síndrome de ovário policístico é curada! Mesmo com a síndrome de ovários policísticos você pode engravidar: é difícil de acontecer, mas é possível.

    • Boa tarde
      Gostaria de saber se a senhora aceita plano de saúde, Bradesco!?
      Desde já agradeço!.

      • Olá Michelle, tudo bem?

        A consulta é particular podendo ser paga no cartão de crédito em até 12 vezes. Existem planos de saúde que realizam reembolso mediante apresentação de recibo de consulta médica. Sugerimos que você verifique com o seu plano essa possibilidade.

        No momento estamos oferecendo também teleconsulta.

        Para marcar sua consulta entre em contato através de:

        E-mail: doutorapalmira@gmail.com

        Telefone Rio e Whatsapp:
        (21) 96817-6506

        Telefone Cabo Frio:
        (22) 2643-1719
        (22) 98137-0745 (Whatsapp)

        Abraços!

        Consultório Doutora Palmira

  6. Olá!
    Eu tenho o SOP faz alguns anos ,minha menstruação é totalmente descontrolada ,normalmente ela só descer se toma o anticoncecional,sendo que eu não consigo toma os 6 meses completo como é recomendado pelo médico ,pq eu tomo e geralmente nunca se desfaz, e tbm eu sou louca pra engravida ,mas com essa dificuldade eu não consigo. Oque fazer nessa situação ??

    • Olá Lucilene,

      Conforme escrito no site, tome acetato de ciproterona. A maioria dos pacientes com SOP também podem apresentar hiperinsulinemia que leva à obesidade. A hiperinsulinemia pode ser observada no próprio corpo através do escurecimento das axilas e partes internas das coxas, que pode levar à obesidade. Isso também tem que ser tratado. Realizando esses tratamentos você caminhará para a normalidade, podendo engravidar. Às vezes o tratamento é feito apenas com anticoncepcionais, e outros fatores são deixados de lado, e o tratamento não é bem sucedido.

  7. Olá!
    Eu tenho o SOP faz alguns anos ,minha menstruação é totalmente descontrolada ,normalmente ela só descer se toma o anticoncecional,sendo que eu não consigo toma os 6 meses completo como é recomendado pelo médico ,pq eu tomo e geralmente nunca se desfaz, e tbm eu sou louca pra engravida ,mas com essa dificuldade eu não consigo. Oque fazer nessa situação ??

    • Olá Lucilene,

      Conforme escrito no site, tome acetato de ciproterona. A maioria dos pacientes com SOP também podem apresentar hiperinsulinemia que leva à obesidade. A hiperinsulinemia pode ser observada no próprio corpo através do escurecimento das axilas e partes internas das coxas, que pode levar à obesidade. Isso também tem que ser tratado. Realizando esses tratamentos você caminhará para a normalidade, podendo engravidar. Às vezes o tratamento é feito apenas com anticoncepcionais, e outros fatores são deixados de lado, e o tratamento não é bem sucedido.

  8. Ainda não fui no médico, mas tenho certeza que tenho isso. Tenhobquase todos os sintomas. A começar pela queda de cabelo e desde a infância. Gradualmente foram se acrescentando os demais sintomas. Consegui entender porque meu teste de glicose sempre dá abaixo do normal. O excesso de insulina derruba minha glicose. Por isso me sinto constantemente sem energia, ou então, se estou em atividade, fico tarada por doces.

  9. Olá, tenho 30 anos e um ano pra cá estou sofrendo com sangramentos durante o mês inteiro, não tenho instabilidade, fico 5dias sem sangramento e o restante do mês todo com. Já fui a vários médicos e todos dizem que tenho ovários policisticos mas nenhum acertam no remédio pra parar de sangrar. Não aguento mais!

    • Olá Dani,

      conforme explicamos no site o Acetato de ciproterona é o melhor caminho para a cura da SOP. Essa substância atua inibindo a liberação de hormônios masculinos e também na regularização do ovário. Os cistos vão desaparecendo e pronto: a síndrome de ovário policístico é curada! No entanto devem existir outros fatores para o seu sangramento constante e que devem ser avaliados por um endocrinologista. Tenha um bom 2018!

  10. Como faço pra comprar esse remédio acetato de ciproterona?

  11. Olá me chamo Natalia , também tenho policístico , descobrir no ano passado . Fui ao Ginecologista fiz vários exames e o médico me receitou toma um anticocepcional Tess por 1 ano , ja tem 6 meses tomando o rémedio , sinto muitas dores abdominais , minha barriga ta sempre inchada e dura … tem dias que não consigo levanta , isso e por causa do cisto ?

  12. Tenho vários pêlos embaixo do queixo, minha voz engrossou, engordei , criei uma barriga…fui na Endocrinologista e não passou tratamento nenhum.. que isso é normal.
    Pois hoje estou com problemas nos ossos, estou em tratamento de depressão, cabelos caem muito.. tem 2 meses que minha mestruação não vem.. agora surgimento de sangramento na hora relação sexual… Peço orientações.

  13. Bom.dia tenho sop fui na indoclino e estou tomando selene e glifagem estou np 3 mes as espinhas ja sumiram bastante pelos diminuiram também mais elea passou 6 meses mais tto louca para parar comnp remedio pois quero tentar engravidar o que faco?

  14. olá eu sou Daiana estava vendo os sintomas e a maioria eu tem que e o aumento de peso e o aumentos de pelos e eu gostaria de saber qual remédio eu poderia tomar pra mim ter um resultado por que isso me atrapalha muito na minha questa que e de engravida.

    • Primeiro deve fazer uma avaliação hormonal no sangue, onde a testosterona está mais elevada que o normal ou perto do nivel máximo. Além disso, deve fazer uma ultrassonografia vaginal para ver se tem ovarios polissisticos. É perigoso tratar sem essas informações.

  15. Tenho a sop…
    Não sou gordinha e não tenho histórico com diabetes na minha familia.
    Faz 4 anos q não mestruo ,ja fiz tratamento com diane 35 e metformina e não adiantou…
    E mesmo sem mestrua engravidei…
    Minha bb tem 1 ano e 4 meses…
    Ela ainda mama peito…
    Posso tomar essa medicação q foi citada aí na pagina?

  16. Fui diagnosticada com ovários policísticos des de 12 anos hoje tenho 23 anos. Sempre usei anticoncepcional…. Minha menstruação mt irregular… Posso fzr uso da medicação q foi mencionada na página?

  17. Oi vir os seus posto e me encaixo em quase todos esses sintomas sem contar não me aguento ver meu rosto no espelho todo inflamado cheio de acne eu fiz um exame transvaginal eu tenho ovário policístico Dr me ajudar por onde começar ,qual médico devo ir qual remédio tomar pra curar essa doença sop ? Obg bjos

  18. Boa tarde, Doutora. Tomo metformina para a SOP e gostaria de tomar acetato de ciproterona. O uso dele é combinado ou poderia ser apenas o princípio ativo?

  19. Olá,
    ja estou fazendo o tratamento
    Para cisto,com o acetato de ciproterona..so k ando sentindo umas pontadinhas nos ceios ..pode ser o remedio..?

    • Seria bom fazer um exame de sangue chamado prolactina basal. Caso ele dê normal, provavelmente você tem displasia mamaria. Para displasia tome vitamina E de 80mg por dia e coma 2 castanhas do pára por dia, essas duas castanhas vão conter 50mcg de selenio.

  20. Boa tarde, eu tenho 29 anos e des dos 21 tenho sop, sempre tomei anticoncepcional para isso, mas parei de tomar por me sentir muito mal, já tomei vários e todos me deram mal estar, parei de tomar já tem uns 7 meses e engordei 8 kg e estou com muita acne pelo corpo, fiz exames e não tenho resistência a insulina, para o meu caso o acetato resolve ?

  21. Boa tarde, sofro de SOP há uns 8 anos e parei com o anticoncepcional há uns 4 anos, pois minha mãe tem duas trombose e já teve embulia pulmonar. Tenho quase todos os sintomas, sobrepeso, espinhas, pelos grossos no rosto, meu sono é ruim, desanimo, meu cabelo é super fraco, mas não tenho queda. Já fui em vários ginecologistas, em 5 para ser exata, e todos falam pra tomar AC e fui em 2 endocrino e elas falam a mesma coisa. Vou marcar com outro endocrino, mas já vou desanimada, pois tenho certeza que vai indicar AC.

    Como faço pra achar um endocrino que faça essa avaliação? Sou de Londrina-Pr.

  22. Olá boa tarde Doutora Palmira me chamo josenilda tenho 31 amos. Bem Doutora eu tenho ovário policístico só descobri a alguns meses, eu já engravidei quando eu tinha 21 anos mas sofri um aborto espontâneo 😥 desde então não pensei mas em engravidar fiquei muito triste e me sentir a pior Muller do mundo, mas agora eu e meu esposo estamos planejando em ter um filho é o sonho dele é meu também claro, mas minha dúvida é se eu conseguir engravidar meu filho corre o risco de nascer com alguma deficiência por causa disso que eu tenho ou não? Estou muito já passei pra um médico mas ele não passou nenhum médicamento. O que eu faço meu esposo nem quer tocar em mim achando que o bebê poder nascer com alguma coisa 😥😥 me ajude por favor.

  23. Olá ,boa tarde dr.palmira eu me chamo rita tenho 33anos descobrir que tenho síndrome de ovário policistico a alguns meses eu e meu esposo queremos muito um bebê mais tá complicado já fiz tratamento com metformina e nada me ajude em nome de jesus.

Deixe uma resposta