Ortomolecular e Clínica Geral
A andropausa é caracterizada pelo baixo nível do hormônio testosterona no sangue à medida que os homens envelhecem. Homens começam a sofrer desse problema entre 45 a 55 anos de idade.
A andropausa é um mal invisível por ter sintomas similares com outras doenças, como: disfunção erétil, pouco desejo sexual, perda de massa muscular, aumento de peso, falta de energia, depressão, irritabilidade, mudanças rápidas de humor. Estima-se que a partir dos 30 anos os homens perdem 1% da produção de testosterona por ano.
No entanto níveis baixos de testosterona podem ocorrer por desregulações hormonais em qualquer momento da vida, mesmo em homens jovens.
Quantidades insuficientes de testosterona no corpo podem ser causadas também por:
Para verificar se você pode ter problemas nos níveis de testosterona selecionamos alguns sintomas da baixa de testosterona:
A testosterona é responsável pela ereção do pênis. Além da baixa da testosterona, a disfunção erétil está ligada a outros fatores como: estresse, depressão, fumo e alcoolismo. Embora as chances de problemas de ereção aumentem com o envelhecimento, os homens podem perfeitamente manter uma vida sexualmente ativa e viril com ereções plenas por toda a vida. Basta ter uma vida saudável e manter o acompanhamento médico.
A testosterona é fundamental para a manutenção e fortalecimento dos músculos. A andropausa, além de diminuir os níveis de testosterona, também diminui o número de receptores desse hormônio nos músculos.
A testosterona ajuda a inibir a geração de células de gordura. De maneira geral a testosterona reduz a massa gorda (gordura) e aumenta a massa magra (músculos), tanto em homens quanto em mulheres.
A testosterona contribui para o nascimento de pelos no corpo e no rosto. Homens com diminuição dos níveis de testosterona enfrentam dificuldades no crescimento da barba, por exemplo.
Tanto em homens quanto em mulheres, a testosterona é fundamental para a manutenção do desejo sexual em termos biológicos. Porém outros fatores da redução da libido provêm da baixa autoestima causada pelo envelhecimento e diminuição das características masculinas, como massa muscular.
A testosterona aumenta a densidade dos ossos, fortalecendo-os. Homens que passam pela andropausa podem ser suscetíveis a ossos frágeis.
A testosterona ajuda a fornecer energia e ânimo. Mesmo com um número adequado de horas de sono, homens com baixo nível de testosterona se sentem mais cansados e desanimados no dia a dia. O rendimento nas atividades físicas cai, tanto nos esportes quando nas tarefas do dia a dia como caminhar, subir escadas, carregar as compras, etc…
Homens passando pela andropausa podem ficar mais irritadiços e deprimidos. Além das flutuações hormonais, os fatores psicológicos do envelhecimento e da diminuição das características físicas masculinas ( redução de músculos, libido, impotência) contribuem para as alterações emocionais e depressão.
As flutuações hormonais podem causar sono irregular. Mesmo com várias horas dormindo o sono pode não ser tão profundo e reparador.
O cansaço proveniente da falta da testosterona também faz com que os homens sofram de fadiga mental, problemas de concentração e de memória. O hormônio é uma importante fonte de energia para os homens tanto em termos físicos quanto mentais. Níveis insuficientes de testosterona causam dificuldades de aprendizado, baixo rendimento no trabalho e nas atividades diárias.
Baixa contagem de esperma pode ser consequência de testosterona insuficiente. Ainda assim, homens saudáveis que realizam acompanhamento médico podem ter filhos por toda a vida.
A reposição hormonal bioidêntica, ou modulação hormonal bioidêntica é o tratamento mais indicado para atenuar os sintomas da andropausa mencionados anteriormente e manter a saúde e bem-estar. Trata-se da reposição com hormônios que possuem forma idêntica aos encontrados no organismo humano. Eles são feitos a partir de substâncias naturais encontradas em vegetais. Sua administração é via cremes e gel, ou seja, transdérmica.
Essa forma de administração (gel e cremes) é a mais indicada porque o hormônio já está em sua forma final não havendo a necessidade de metabolismo e passagem pelo fígado, o que é melhor para a saúde.
Conforme explicado anteriormente, a andropausa é fundamental para a densidade e fortalecimento dos ossos. Dessa forma, homens que passam muitos anos sem tratar a andropausa podem acabar adquirindo osteoporose.
A reposição hormonal bioidêntica irá auxiliar no equilíbrio dos hormônios, colocando a testosterona de volta a níveis normals.
Outras formas de alcançar a fortificação óssea são:
Exercícios físicos regularmente, em especial levantamento de peso.
A suplementação alimentar e medicamentos com base em cálcio e vitamina D;
Estudos indicam que a testosterona ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. A testosterona aumenta o nível de HDL (bom colesterol que protege o coração) no sangue, e também diminui a quantidade do LDL (mal colesterol). Quando a andropausa chega, portanto, é natural que complicações cardiovasculares se tornem mais comuns nos homens. Procure um cardiologista para acompanhar o coração e um endocrinologista para reposição hormonal e acompanhamento.
O aumento da gordura corporal resultante da diminuição da testosterona aumenta o risco de diabetes. Daí outra importância da reposição hormonal com um endocrinologista, exercícios físicos e educação alimentar para a prevenção da diabetes.
O endocrinologista é o profissional mais indicado para acompanhar a diabetes. Aprenda mais sobre na página Diabetes.
As oscilações hormonais e bioquímicas podem alterações emocionais e depressão. A perda de características masculinas pode afetar a visão que o homem tem de si mesmo, dando a impressão de que está perdendo a virilidade e até a própria identidade. A reposição hormonal bioidêntica e acompanhamento psicológico são fundamentais.
Mesmo com a chegada da andropausa os homens podem continuar com boas quantidades de massa muscular, manter a virilidade no sexo e a disposição de suas fases mais jovens. Além de sustentar os traços masculinos e a energia, a modulação hormonal masculina também ajuda a prevenir uma série de problemas de saúde como doenças cardiovasculares, diabetes e depressão.
Se você ainda está longe dos cinquenta anos e apresenta problemas como impotência, taxas elevadas de gordura corporal ou dificuldades para fortalecer os músculos, a modulação hormonal também pode ajudar.
Caso tenha verificado alguns dos sintomas de falta de testosterona listados acima, seja lá qual for sua idade, procure um endocrinologista. Marque uma Consulta.