A gordura que ajuda a emagrecer: gordura marrom

Gordura marrom emagrecimento saudável

 

Muita reclama da gordura. Realmente níveis elevados de gordura levam a problemas no coração, diabetes, perda de energia, baixa autoestima, entre outros. Mas, ao contrário do que a maioria de nós pensa, nem toda gordura é ruim assim.

Apresentamos a gordura marrom. Ela tem essa cor por causa da maior concentração de mitocôndrias ricas em ferro que dão essa coloração, e tem como objetivo gerar energia para aquecer o corpo. Esse aquecimento do corpo queima calorias: é assim que a gordura marrom nos ajuda a emagrecer. A gordura “tradicional” conhecida por todos é a gordura branca, cuja principal função é armazenar energia para uso futuro.

Continue lendo para descobrir como a gordura marrom funciona, como podemos ativá-la e aumentar sua produção.

 

Quem tem gordura marrom

 

O tecido adiposo marrom é encontrado em quase todos os mamíferos, especialmente nos recém-nascidos e nos animais que hibernam. Alguns ursos, para sobreviver a longos períodos de inverno em hibernação sem morrer de hipotermia, usam a gordura marrom para manter a temperatura corporal num nível satisfatório através do processo conhecido como termogênese. Recém-nascidos humanos, por serem frágeis frente ao frio, também possuem uma boa quantidade dessa substância, que vai diminuindo à medida que envelhecemos. Apesar disso a gordura marrom ainda se mantém presente em adultos, se concentrando especialmente no pescoço, abaixo da clavícula e ao longo da coluna vertebral. Algumas pessoas também têm esse tecido ao redor dos rins e omoplatas.

 

Como a gordura marrom funciona

No processo de termogênese (produção de calor), a gordura marrom pega calorias da gordura branca e queima para a produção de calor. E assim nos ajuda a emagrecer. Não só isso, ela ajuda a controlar os níveis glicêmicos, evitar diabetes, pré-diabetes, síndromes metabólicas, reduz triglicerídeos e ajuda a evitar outras complicações usando depósitos de energia para gerar calor. Esses depósitos de energia quando em excesso trazem os malefícios citados acima para o corpo, então a gordura marrom ajuda a cuidar de nossa saúde.

Descobriu-se que a gordura marrom, na verdade, é bem próxima do tecido muscular. Sua origem embrionária é a mesma dos músculos: a mesoderme. Inclusive a gordura marrom é cheia de mitocôndrias, que também estão presentes nos músculos. Essas organelas que permitem que o tecido adiposo marrom possa queimar calorias e gerar calor para aquecer o corpo. A gordura marrom também é mais capilarizada do que a gordura branca. Os capilares fornecem oxigênio e nutrientes para a gordura marrom e ajudam a distribuir o calor produzido para o resto do corpo.

 

Como estimular e produzir mais gordura marrom

Existem duas principais maneiras de se aumentar a quantidade de gordura marrom e ativá-la: exercícios físicos e exposição ao frio.

Ficar num ambiente frio ativa a gordura marrom, que buscará aquecer o corpo. Estudos indicam que a exposição a apenas 2 horas num ambiente frio ativa a gordura marrom de tal forma que aumenta em 70% a circulação de adiponectina. Esse hormônio melhora diversos indicadores metabólicos e está relacionada à longevidade.

A exposição ao frio também aumenta a produção de irisina, que ajuda na sensibilidade a insulina, melhora a saúde dos ossos, atua na construção de massa magra (ossos e músculos) e ajuda no combate a obesidade transformando gordura branca em gordura marrom. Estudos indicam que isso traz benefícios muito próximos à atividade física.

A ativação da gordura marrom também aumenta a produção de fator de crescimento fibroblástico 21, que regula o metabolismo e também está ligado à longevidade.

Estudos indicam que exercícios físicos estimulam a formação de tecido adiposo marrom através da ativação sistema nervoso simpático, coração e músculos esqueléticos.

Transformar gordura branca em gordura marrom

Descoberta de pesquisadores da Unicamp para ativação da gordura marrom: interleucina-10

Os pesquisadores descobriram que a interleucina-10 é produzida pelos gânglios linfáticos, que atuam nas defesas do organismo. Essa descoberta pode levar ao desenvolvimento de medicamentos que aceleram a produção e ativação de gordura marrom, resultando em perda de peso.

 

Mais dicas para emagrecer

Além de saber a gordura marrom, veja nossa página de perda de peso para continuar aprendendo a emagrecer. Para ter um acompanhamento profissional com endocrinologista para perder gordura de maneira saudável marque uma consulta.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Endocrinologista

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading