Nova vacina contra a AIDS: Resposta imune em todos os voluntários

Vacina Prevenção AIDS HIV

 

Um dos maiores desafios da medicina é a questão da AIDS. As vacinas são utilizadas para prevenir doenças, mas a dificuldade do HIV se deve ao fato da imensa variedade genética do vírus. Então é muito difícil que apenas uma vacina consiga prevenir contra todo o espectro de diferentes tipos de HIV que existem no mundo.

Mas boas notícias chegaram.

Pesquisadores da National Institutes of Health and Johnson & Johnson na the International AIDS Society conference apresentaram em Paris os resultados da vacina chamada “Ad26-env mosaic vaccine”.

O nome “mosaico” vem do fato da vacina utilizar pedaços de vários vírus HIV para gerar respostas imunes (produção de anticorpos) para um amplo espectro de tipos de HIV.

Os testes em humanos ainda estão em fase inicial, mas os resultados são encorajadores. 393 voluntários nos Estados Unidos, Ruanda, Uganda, África do Sul e Tailândia foram selecionados para receber uma de 7 vacinas experimentais ou placebo. Houve resposta imune em 100% das pessoas que tomaram a vacina. Mas isso não significa que elas ficaram protegidas contra o HIV: a produção de anticorpos, apesar de existir, pode não ser eficaz para combater o vírus.

Testes anteriores realizados em macacos apresentaram uma eficácia de 66 % (dois terços). Os cientistas têm o objetivo de atingir uma eficácia de 50 a 60% em humanos.

Se os pesquisadores continuarem observando avanços num outro estudo sendo realizado, novos testes deverão ser feitos, provavelmente no fim de 2017, no sul da África. Eles desejam testar em 2600 mulheres saudáveis.

Nos quase quarenta anos da epidemia de HIV no mundo essa é a quinta tentativa de vacina. Atualmente apenas duas vacinas continuam com testes em humanos: as demais foram rejeitadas por motivos de baixa qualidade. Além da “Ad26-env mosaic vaccine”, há a “HVTN 702 HIV”, que está sendo testada na Tailândia. Esta última é uma versão melhorada da RV144, que apresentou uma eficácia de 31,2%.

A AIDS foi observada clinicamente pela primeira vez em 1981 nos EUA. Estima-se que no 36,7 milhões de pessoas vivem com AIDS, das quais 1,8 milhões são crianças. Até hoje 76 milhões de pessoas foram infectadas, das quais 35 milhões vieram a falecer em decorrência da doença.

A vacina tem o objetivo de prevenção. No Reunido Unido cientistas anunciaram um tratamento que conseguiu eliminar o vírus da AIDS em animais, e apresenta resultados bastante positivos para humanos. Saiba mais no post pesquisadores anunciam eliminar HIV em animais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: