Ortomolecular e Clínica Geral
Estresse é o maior mau moderno, afligindo 90% população mundial. O Brasileiro é o segundo povo mais estressado do mundo, perdendo somente para o Japão, onde jovens morrem de enfartos aos milhares.
Neste blog discutirei as fontes do estresse e formas de reduzi-la.
O estresse é um estado de emergência: aumenta a atenção, a visão, a velocidade e o raciocínio. Para alcançar esse estado o corpo gasta muita energia, então pessoas que se mantem dessa forma durante longos períodos de tempo sentem cansaço e desanimo por conta do desgaste do corpo.
Para ter uma boa noite de sono é necessário que o corpo fique relaxado. Pessoas que ficam estressadas constantemente tem dificuldade para começar o relaxamento, podendo causar a insônia.
De certa forma, o cérebro age como um musculo. Nós o usamos se desgasta e precisa de descanso para aprimorar e voltar funcionar. Sem o descanso, o não é possível a regeneração e o aprimoramento.
Se você chegou nesse ponto, é por que seu cérebro está no limite e ele está pedindo socorro. Seja por falta de nutrientes ou por pura sobrecarga, ele não mais capaz de suportar o estresse.
Se nosso cérebro está estressado, ele começa a perder a habilidade de agir logicamente e passa a hiperdimensionar acontecimentos e possibilidades, perder a resistência a frustrações e a estabilidade emocional.
O estresse consome muita energia, e a gordura é uma fonte de energia, logo estresse podendo causar emagrecimento à curto prazo.
Durante longos períodos de estresse, o corpo começa a produzir cortisona, aumentando a barriga e estimulando a fome. Juntando isso ao fato que algumas pessoas comem por prazer, há a possibilidade de aumento de peso.
Todos nós temos motivos normais para sentirmos estressados: trabalho, estudo, família, amigos, e tal. Mas nesse artigo discutirei causas que podem ser tratadas com hábitos e medicamentos.
Nunca na historia da humanidade o acesso a informações foi tão fácil. Podemos acessar em qualquer lugar: tevês, computadores, celulares, smartphones e etc…. Entanto, nós nos deixamos abertos para noticias e eventos constantemente, desgastando o nosso cérebro com todo tipo de informação.
É importante que durante as refeições e antes de dormir nós nos afastemos de estímulos negativos externos como: redes sócias, celulares, trabalho, estudo, noticiários, cafeína, e etc…
O nosso cérebro se estressa com repetições. Quanto mais vezes e mais frequentemente fazemos alguma coisa, mais nos estressaremos na próxima vez que a fizermos.
Há uma diversidade de hormônios no nosso organismo com as mais diversas funções, se alguma delas se desregular, é possível que outros desregulem junto.
A vitamina D, hormônio combustível da estabilidade emocional e sono, produzido por exposição ao sol das 10:00 até as 14:00. Esse hormônio está escasso especialmente em pessoas sedentárias, por saírem de casa com pouca frequência e em pessoas que usam protetor solar excessivamente.
A Tireoide produz o hormônio tireoidiano, responsável pela velocidade do metabolismo. O hipertireoidismo( produção excessiva do hormônio tireoidiano) causa agitação, fazendo com o que o nosso corpo fique no estado de alerta por mais tempo.
A endorfina, serotonina, ocitocina e a dopamina nos ajudam a relaxar e desfrutar de momentos alegres e tranquilos. A falta desses hormônios ou a disfunção dos receptores não nos deixa sair do estresse e pode levar a doenças neurológicas serias como depressão e pânico.
Menopausa e Andropausa também geram estresse.
Nosso corpo e nossa mente estão conectados. Se o corpo estiver mal, há repercussões na mente e vice versa. Então a falta de nutriente gera estresse. Por isso é importante comer regularmente, mais ou menos, 6 refeições por dia.
Cafeína, açúcar, energéticos e outros estimulantes agitam o nosso corpo, gerando estresse. Tornou-se cultural tomar estimulantes para continuar a trabalhar ou estudar, no entanto, eles só mascaram o cansaço. Sem tratar a raiz do problema, o corpo sofre, gerando estresse e desgaste.
Obesidade sobrecarrega o corpo com peso e pressão, iniciando e prolongando o estresse em momentos desnecessários com coisa s simples como andar e respirar. A gordura pressiona as artérias, impedindo a circulação de sangue, fazendo com que o nosso coração bata com mais força para uma tarefa simples. O peso da gordura aumenta a energia necessária para se locomover, escrever e comer. Eu sei que soa absurdo, mas tudo se requer energia e concentração
Meditação ajuda a concentrar nas coisas certas nas horas certas, a concentrar mais no trabalho na hora de trabalho e relaxar na hora de relaxar. Ajuda também a restaurar o sistema nervoso, reduzir a frequência e a intensidade de sentimentos ruins e aumentar a frequência e a intensidade de sentimentos bons.
Lazer é importante para nos tirar da rotina e dar tempo para ele se recuperar. Então tente fazer algo diferente, algo que goste toda semana. Desligue o celular, se afaste da tevê e curta o momento.
Exercícios físicos é uma ótima forma de extravasar a tensão do corpo. Sem falar de ter mais energia, velocidade de reação e de tomada de decisões.
Pense em alguma atividade física que goste de fazer e faça. Exercícios também podem ser uma forma e lazer, e, mais importante, algum exercício frequente é melhor do que exercício nenhum.
Dietas não servem apenas para perder peso e aumentar a atração física( apesar de também ser bom), mas também para garantir que o seu corpo está recebendo energia e nutrientes suficientes para exercer todas as funções da melhor maneira possível.
Não é recomendado que se tente curar doenças de qualquer tipo sem a ajuda de um especialista. O endocrinologista é o médico responsável por hormônios, o nutrólogo é especialista em alimentação, o neurologista é responsável pela saúde do cérebro e psiquiatra é responsável pela saúde da mente. Marque uma consulta conosco para um tratamento personalziado
Pingback: Meditação