Meditação

meditaçao tratamento medico

Com o aumento de estresse, depressão e ansiedade, as pessoas tem procurado por tratamentos.

Um desses tratamentos é a meditação. Neste artigo eu explicarei como meditar e porque funciona.

Neuroplasticidade

cérebro Neuroplasticidade tratemento medico

Você já deve ter visto pessoas que comem o que quiserem e o quanto quiserem e não engordam. Então você acreditaria se eu dissesse que pessoas sentem emoções de formas diferentes¿ Parte disso acontece por conta da neuroplasticidade.

Nosso cérebro é separados em diversas partes, cada parte responsável por uma função diferente. E cada parte aumenta ou diminui de acordo com as nossas experiências, esse efeito de variação de tamanho das partes do cérebro é chamado de neuroplasticidade. Quanto maior for a parte em questão maior será o efeito dessa parte no nosso cérebro. Simplificando, quanto maior for a parte responsável pelo estresse, mais estresse e mais frequente nós sentiremos, quanto maior for a parte da alegria, mais alegria e mais frequente nós sentiremos.

Essa variações de tamanho acontecem de acordo com as nossas experiências de vida. Traumas e cotidianos desagradáveis aumentam as partes responsáveis pelo estresse, medo e a tristeza e reduzem o tamanho das emoções positivas. Eventos felizes e hábitos saudáveis aumentam as partes responsáveis pela satisfação, coragem e alegria e reduzem o tamanho das emoções negativas.

A meditação reduz as partes relacionadas às emoções negativas e aumenta às das emoções positivas. Promovendo estabilidade emocional, bem estar e alegria.

Descansar o cérebro

Descansar tratamento médico

O cérebro e o musculo reagem do mesmo jeito de varias formas: nós os usamos e eles se desgastam, nós os descansamos e eles se regeneram. Se o músculo desgastado for usado ele se atrofia e enfraquece. Se o cérebro desgastado for usado nós temos ansiedade, depressão, insônia e atrofia do sistema nervoso. Para descansar os músculos basta não fazer nada com eles. Mas e para descansar o cérebro¿ Nós temos que ter lazer, dormir e meditar.

A meditação promove um momento de descanso para o cérebro no ato da meditação e por ajudar a controlar os pensamentos.  O contrôle dos pensamentos faz com que você se concentre no que você está fazendo, seja trabalhar ou descansar, intensificando a eficiência no trabalho, curtindo mais os tempos descontraídos.

Respirar direito

respiração meditação

Você deve estar se perguntando “mas como é possível respirar errado¿ Se as pessoas respirassem erradas elas já teriam morrido!”. Eu vou explicar para você a diferença entre respiração diafragmática e respiração torácica.

A respiração diafragmática( a correta) usa o diafragma para mover os pulmões, já a respiração torácica( a errada) usa os músculos do tórax invés do diafragma para respirar. “E qual é o problema da respiração torácica¿” você me pergunta. Bem, a respiração torácica consome 14 vezes mais energia (7 se for mulher) para fazer o mesmo trabalho da respiração diafragmática. Então imagine a energia extra que você teria por economizar até 14 vezes a energia necessária por fazer uma coisa que tem que ser feita 100% do tempo.

Como meditar

meditaçao tratamento medico

Agora que eu te mostrei os benefícios da meditação, eu te ensinarei a meditar.

Cada meditação deve ser feita durante 20 minutos, duas vezes por dia. Ao acordar, para te ajudar a começar bem o dia, e antes de dormir, para te dar uma melhor noite de sono.

As instruções serão dividas em “etapas”. Assim que cada etapa for aperfeiçoada você pode fazer a próxima etapa, acrescentado sempre as atividades das etapas anteriores. Cada etapa pode demorar semanas para aperfeiçoar. Não tenha pressa.

Etapa 1: Ache uma posição confortável. Pode ser sentado, deitado, não importa. Feche os olhos. Respire calmamente( 5 segundos inspirando e 5 segundos expirando). Para saber se você está fazendo a respiração diafragmática veja se o seu abdômen aumenta e diminui com a respiração. Fique imóvel.

Etapa 2: Esvazie a sua mente. Não deixe nenhum pensamento que seja entrar a sua mente. Não pense “eu não vou pensar no trabalho” ou “ eu não vou pensar na minha situação financeira”, simplesmente não pense em nada. Tente concentrar somente na respiração e no ambiente.

Etapa 3: Tenha pensamentos positivos.

Caso esteja em um momento ruim do dia, com muito medo, tristeza ou ansiedade, tente tirar os pensamentos negativos da sua mente e respire calmamente.

Tratamento Médico

Se você fizer esse tratamento e não obter o resultado desejavel é possivel que precise de outros tipos de tratamento. Marque uma consulta conosco para uma analise médica personalizada

4 comentários em “Meditação

  1. Pingback: Estresse: a doença do século 21

  2. Dr me chamo silvia tenho 39 anos de idade, recentemente tive uma gravidez inesperada, descobri a gravidez quando estava com quatro meses, eu estava pesando 70kg, resumindo hoje minha bebe esta com 9 meses, e após começar a tomar a injeção trimestral metodo contraceptivo passado pelo médico, me encontro com 92 kg, não sei o que está acontecendo por contavdo peso não mw alimento mas direto como muito pouco e cada dia me sinto mas gorda, mesmo tentando ccontrolar a alimentação, nunca tive esse peso.
    Gistaria de saber o valor da consulta e se realmente a senhora pode me ajudar ou seria o caso de ser outro profissional da saúde, des de ja obrigado pela atenção.

    Curtir

    • Essa injeções trimestrais podem aumentar o peso. O melhor metodo contraceptivo do DIU T de cobre, que deve ser colocado por um ginecologista no consultorio sem necessidade de internação. Alem disso faça exames de TSHUS, T4 livre, T3 livre, anticorpos TPO, anticorpos IACS anti-tireodoglobulina

      Curtir

  3. Sou praticante de meditação há alguns anos e fico feliz ao ver a recomendação desta prática por um médico. Recomendo aos iniciantes que se aproximem da meditação sem esperar resultados, pois isto pode gerar ansiedade. Apenas sente-se, relaxe e observe seu corpo respirar. Os resultados vêm com a constância: mais paciência, menos irritabilidade, mais serenidade, mais disposição e energia… na realidade é uma excelente prevenção, pois os meditadores adoecem menos, já que na ausência de estresse, no estado meditativo, o próprio corpo se cura. Não acredite na meditação. Apenas faça e veja o resultado. Parabéns pelo excelente artigo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: