Exercícios Físicos

exercicios fisicos tratamento medico

Não é segredo para ninguém que exercícios físicos melhoram a saúde, mas cada tipo de exercício causa um efeito diferente no corpo. Discutirei detalhadamente nesse artigo os benefícios, que tipo de atividade proporciona qual resultado e até exercícios para você fazer sozinho em casa, sem equipamentos, perfeito para pessoas ocupadas.

Efeitos

Perda de gordura

Obesidade tratamento medico

A gordura é uma reserva de energia, mas pode ser prejudicial à saúde. A pressão da gordura contra as artérias e veias pode causas hipertensão. O peso contra o diafragma dificulta a respiração, reduzindo a energia que o corpo pode produzir. O peso também cria uma maior necessidade do corpo fazer força, gastando mais energia para fazer qualquer coisa.

Com exercícios e dieta é possível reverter os efeitos da obesidade.

Redução de medidas

Perda de Peso Emagrecimento Endocrinologista Rio de Janeiro Cabo Frio

Atividades físicas consomem energia para fazer a atividade em questão, para regenerar e fortalecer os músculos. Boa parte dessa energia consumida vem da gordura próxima do músculo exercitado. Então para reduzir medidas de áreas especificas, devem-se exercitar os músculos daquelas áreas.

Note que eu disse “redução de medidas” não “perda de peso”. Acontece que, ao fazermos exercícios, nós perdemos massa de gordura e ganhamos massa muscular, podendo manter ou até aumentar o peso no processo. Porém, músculo é mais denso que gordura, ocupando menos espaço no corpo, reduzindo medidas. Então não se apegue ao seu peso, veja com cuidado o que é realmente agradável visualmente.

Aumento de disposição, energia e concentração

disposicao tratamento medico

Depois de fazermos exercícios, o nosso corpo produz mais células e aprimoradas. A mitocôndria, parte das células que produz energia à partir do oxigênio, tem maior capacidade de processar oxigênio e criar energia.

Toda essa energia extra flui pelo corpo, aumentando nossa rapidez, velocidade de raciocínio e resistência ao estresse.

Aptidão física

Massa Muscular Endocrinologista Rio de Janeiro Cabo Frio

Nós temos músculos em todas as partes do nosso corpo, fazendo as mais diversas funções. As atividades físicas melhoram o despenho dessas funções. O diafragma é um musculo. Fortalecendo ele, melhora a capacidade dos pulmões de adquirir oxigênio, produzindo mais energia. Nossas veias têm músculos, nas quais ajudam na circulação sanguínea. Obviamente nós temos músculos nos braços, nas pernas e etc… que aumentam nossa força e velocidade.

Exercícios aeróbicos

atividade aerobica tratamento medico

Exercícios aeróbicos são atividades que gastam muita energia como: pilates, correr, spinning.  Essas atividades são ótimas para redução de medidas, de gordura e aumento de energia, perfeito para pessoas que querem emagrecer.

Os benefícios acontecem por ficar se exercitando longos períodos, gastando gordura e treinar mais particularmente o diafragma e o coração.

Essa atividade é ruim para pessoas ocupadas por consumir muito tempo.

Exercícios pesados

exercicio pesado

Exercícios pesados, como levantamento de peso e flexão, têm por objetivo desenvolvimento os músculos.

Muita gente faz essa atividade com o objetivo de ter aqueles músculos enormes como os dos halterofilistas, e esse é um dos problemas. É possível sentir o aumento de força e velocidade em poucas semanas, mas o visual demora mais por conta da gordura que está em cima do músculo. Outro ponto negativo é que o exercício pesado pode ser tedioso e pode sobrecarregar tendões, músculos e ossos se levantar demais.

Essa atividade é ótimo para pessoas ocupadas por consumir muito pouco tempo.

Exercícios de impacto

 

Esportes impacto tratamento medicp

Exercícios de impacto são, em geral, esportes: football, vôlei, basquete, natação e tal.

Os pontos positivos são similares aos exercícios aeróbicos:  muita queima de gordura, aumento de energia. Mas há também mais alguns como: desenvolver alguma habilidade que você gostaria e lazer.

Os negativos são: muitas vezes é necessário equipamentos e outras pessoas, muito tempo gasto e desgaste das articulações por conta dos impactos.

Todo atleta profissional complementa a modalidade praticada com exercícios pesados para maior desenvolvimento de músculos.

Exercícios para fazer em casa

Aqui está uma lista de exercícios para fazer em qualquer lugar, sem equipamentos e em pouco tempo, perfeito para pessoas ocupadas.

Abdominal

abdominal

Abdominal é ótimo para reduzir medidas do abdome superior e fortalecer os músculos do abdome e do diafragma, proporcionando mais energia, força para todo o corpo e beleza física.

Para fazer abdominal corretamente deve-se deitar no chão, sobre uma toalha ou algo limpo, de joelhos contraídos, pés fixos no chão e erguer a parte superior do torso até sentir tensionar o abdômen. Se sente que está fazendo força com o pescoço é permitido que se segure a cabeça com as duas mãos. Se não consegue manter os pés no chão, você pode encaixar os pés em sob a cama ou algo parecido para mantê-los parados.

Levantamento de perna

elevação de pernas

Levantamento de perna serve para fortalecer a parte inferior do abdome e reduzir medidas.

Começa parecido com o abdominal, deitado no chão, de barriga para cima e as pernas dobradas como se estivesse sentado. Em seguida mova as pernas juntas para frente e volte para a posição inicial devagar.

Flexão

flexão

Flexão fortalece os tríceps, asas, costas e peitoral.

Você deve ficar de frente para o chão, nas pontas dos pés, com as mão no chão( abertos ou fechados), braços esticados, dobre os cotovelos até chegar perto do chão e empurre o chão até ficar com os braços retos de novo. Um ponto importante é que ao dobrar os braços, não dobre para fora, dobre junto ao corpo.

Esse exercício em particular pode ser muito desgastante, portanto, faça em sessões de três flexões com alguns segundos para respirar entre cada sessão.

Levantamento de Peso

Levantamento de peso

Levantamento de peso fortalece os bíceps e dos antebraços.

Pegue duas coisas que tenham 1Kg ( como um litro de água) para usar como peso. Fique com braços esticados para baixo, segure os pesos com as mãos para cima e dobre os cotovelos até formar um ângulo de noventa graus e volte à posição inicial. Faça um braço de cada vez ou intercale.

Agachamento

agachamento

Agachamento fortalece glúteos, cochas e panturrilhas. As panturrilhas em particular também ajudam na circulação sanguínea, reduzindo o esforço do coração e aumentando a energia.

Para fazer esse exercícios você deve ficar em pé, com os pés retos para frente e agachar até sentir todos os músculos das pernas contraindo e depois se erga. Dois detalhes importantes para fazer agachamento corretamente são:

  • O movimento natural do corpo o fará levantar os calcanhares. Não faça isso. Você só sentirá os músculos tensionando se mantiver o pé inteiro colado ao chão.
  • Outra coisa que sentirá vontade de fazer é se inclinar para frente. De novo, não faça isso. O exercício é mais intenso se estiver com a coluna totalmente ereta. Tente juntar as mãos atrás das costas para manter a postura.

Como começar

Hábitos novos são difíceis de adquirir, é por isso que é importante acrescentar qualquer tipo de mudança ao cotidiano aos poucos. Comece o primeiro dia fazendo cada um dos exercícios mencionados cinco vezes. Evite exercícios desnecessários no segundo dia. No terceiro dia faça seis de cada exercício. Evite exercícios no quarto. Faça sete vezes os exercícios no quinto dia e assim por diante.

Acontece que hábitos são difíceis de adquirir, é por isso que é importante acrescentar qualquer tipo de mudança ao cotidiano aos poucos. Demora-se uns quatro minutos para se organizar e fazer os exercícios do primeiro dia. Você tem quatro minutos livres para fazer exercícios em algum momento do dia, não é mesmo¿

Outro motivo para fazer cada exercício uma vez mais da próxima vez é para criar um sentimento de progressão. É muito comum as pessoas pararem de fazer atividades físicas por “falta de resultado”. Com esta técnica você sentirá que está ficando mais forte por fazer mais repetições todas as vezes que fizer exercícios. Em um mês você fará umas 20 repetições, em dois chegará aos 35. Já houve um caso de homem que fez mais de 500 flexões em um único dia, por que teve um dia que ele fez 495, depois fez 496, depois 497, e 498 e 499 e assim foi. Afinal de contas se ele fez 495 flexões, qual é o problema de fazer mais uma no próximo dia¿

É importante ter um dia sem atividade entre cada dia de atividade, especialmente se estiver começando, para os seus músculos se regenerarem e se fortalecerem.

Caso pule um dia de exercício, não se sinta mal e faça o mais breve possível. Coisas acontecem que podem não ter tempo em um dia em particular, o negocio é não deixar atitudes e hábitos importantes serem perdidos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: