Ortomolecular e Clínica Geral
Nos dias de hoje, está se tornando mais comum aspessoas terem disfunções hormonais. Isso acontece por que somos expostos a diversos fatores que influenciam os nossos hormônios, podendo causar até andropausa e menopausa.
Neste artigo eu explicarei os cuidados que as pessoas (especialmente os homens) para que o seu corpo produza hormônios que você precisa.
Os homens têm um pico de produção de testosterona das 21:00 as 00:00. Mas tem um detalhe, esse pico só acontece se dormir. Então homens que dormem tarde ou tem insônia não vão ter esse pico.
Tem um motivo para que os testículos fiquem “fora” do torso. Acontece que os testículos precisam ficar numa temperatura levemente menor do que o resto do corpo. Tanto que em dias quentes os testículos se afastam do corpo e em dias frios se aproximam. Então calças e cuecas apertadas, obesidade e ficar em ambientes quentes diminuem a produção de testosterona.
Qualquer parte do nosso corpo funciona pior se não tiver irrigação constante de sangue. Portanto, colesterol alto, obesidade, fumo, roupas justas diminuem a testosterona.
Estrógenos são hormônios que podem ser encontrados em alimentos que tem uma composição química parecida com o estrogênio, fazendo com que os nossos receptores desses hormônios recebam o estrogeno no lugar dos outros hormônios.
A cevada é rica em xeno –estrógenos ( moléculas se ligam ao receptor dos hormônios femininos e acabam tendo a mesma função do hormônio feminino . A cevada também é prejudicial para a testosterona por que aumenta a quantidade de gordura viceral no corpo, causando hipertensão e obesidade.
A soja é um estrogeno encontrado em vários formatos no mercado: leite, carne de soja e, especialmente, no óleo de cozinha.
O plástico é usado como embalagem para tudo e, aos poucos, libera benzeno (também um xeno-estrógeno) no produto embalado. Essa liberação é maior se o plástico for exposto ao calor.
Caso você ainda sofra de testosterona baixa marque uma consulta para uma tratamento personalizado