Como criar a sua própria dieta

Dieta boa alimentaçao tratamento medico

Neste artigo, discutirei características importantes dos alimentos para você saber como identificar um alimento saudável. Discutirei também substancias que você deve evitar a todo custo, o que tomar cuidado e comer a vontade para ter vida saudável e o porquê. Darei também dicas importantes de como estruturar uma dieta. Dessa forma você poderá criar uma dieta própria, saudável e eficaz.

O que não comer

Alimentos Alérgicos

trigo gluten dieta

A primeira coisa que se deve fazer para criar uma dieta e descobrir as suas alergias.

Todos nós já vimos em series pessoas comendo amendoim e fechando a garganta ou sendo picado por abelhas, criando inflamações absurdas. Mas nem todas as reações alérgicas são assim. Grande parte delas são anticorpos produzidos pelo nosso corpo com a finalidade de atacar antígenos, porem acabam atacando o próprio corpo. Então há um desgaste triplo: primeiro pela produção constante anticorpos desnecessários, segundo pelo sofrimento do corpo decorrente a esses ataques, e terceiro, pelo corpo tentar se regenerar. Alguns sintomas de alergia são ansiedade, depressão, insônia, cansaço, hipotireoidismo, enjoos, inchaço entre outros.

Um dos meios de se descobrir os alimentos alérgicos é através de exame laboratorial no qual sangue é colhido para identificar os anticorpos presentes. Para fazer esse exame não é necessário a prescrição de um médico, mas é muito raro laboratórios que façam esse exame, então é importante que você faça uma pesquisa na sua cidade.

E o que fazer assim que o resultado chegar¿ Corte esses alimentos imediatamente. Leia os ingredientes de tudo antes de comprar. Glúten( trigo) e milho são muito usados na indústria alimentar, caso seja alérgico, tome cuidado redobrado.

Outro método é por tentativa e erro, no qual você remove um alimento da dieta durante um mês e avalia o seu bem-estar.

Álcool

alcool tratamento medico dieta

Álcool é extremamente violento para o corpo em diversas formas, não é a toa que é proibida que crianças tomem álcool.

Depois de ingerido, o álcool é levado ao fígado, aonde ele transformado em açúcar. O açúcar não é o pior dos problemas, o problema maior é que essa transformação de álcool em açúcar acarreta um grande custo para o fígado, piorando todas as suas funções.

Suponhamos que você queira ganhar massa muscular, não beba álcool. Por que o fígado sintetiza proteínas para o nosso corpo. Essa redução de síntese de proteínas é tão absurda que atletas pioram o rendimento de um dia pro outro com apenas um copo de cerveja. Se a pessoa chegar ao alcoolismo, pode acontecer do fígado perder totalmente as funções tornando a pessoa extremamente fraca, esquelética , sem energia e infeliz.

Cerveja

cerveja tratamento medico estrogeno testosterona hormonio

O brasileiro adora cerveja por causa dos efeitos do álcool e é barata, mas o custo que não sai do bolso, sai da saúde.

Açucares e carboidratos são distribuídos pelo nosso corpo, se alocando em tudo quanto é lugar. Já a cevada não, tudo sempre se transforma em gordura visceral.

Gordura visceral é o pior tipo que gordura que existe. Por que é uma gordura se concentra nos órgãos, pressionando, desgastando e reduzindo as funções vitais.

Uma pessoa viciada em cerveja tem um corpo muito feio. Por que o peitoral e barriga viram bolas (por causa da grande quantidade de gordura visceral) e os braços e pernas viram gravetos (pela incapacidade do fígado produzir proteína).

Alimentos estrógenos

soja estrogeno hormonio testosterona tratamento medico

Alimentos estrógenos são alimentos que possuem uma quantidade grande de uma substância tão parecia com o hormônio estrógeno que o nosso corpo reage como se fosse mesmo estrógeno. Então é como se tomando hormônios artificiais, gerando desequilíbrios hormonais.

A soja e a cerveja são exemplos desses alimentos. A soja em especial está em tudo quanto é comida.

O que comer em equilíbrio

Glicose: Açúcar, Carboidratos, frutose

doce nutriçao insonia açucar diabetes tratamento medico obesidade

Não é segredo que a glicose, açucares , carboidratos( são essencialmente a mesma coisa) são os grandes responsáveis pela obesidade e se pode emagrecer reduzindo esses alimentos.

Porém, não se deve esquecer que esses alimentos são importantes fontes de energia para o nosso corpo, especialmente para o cérebro, que é o maior consumidor de glicose do corpo. Então zerar a glicose causa cansaço, desconcentração, estresse, ansiedade, agitação e insônia. Então, para dar tempo do seu cérebro se adaptar, é importante reduzir a ingestão de glicose gradativamente.

A frutose também pode ser um problema pelo famoso “suco de caixinha”. Por que ao tomarmos um copo de suco, nós ingerimos a 4 a 8 frutas de uma única vez. Outro detalhe importante é que a fibra da fruta tem uma substancia capaz de quebrar a frutose, a tornando melhor absorvida pelo corpo. Por esses motivos, eu recomendo que você coma a frutas, ao invés de beber as frutas.

Sal

sal

O brasileiro consome mais sal do que a média recomendada. Isso é ruim por que o sal retém a água como uma barragem de rio, causando hipertensão, inchaço e aumento de peso.

Por outro lado, o sal é essencial para o nosso sistema nervoso, podendo a falta de sódio (sal) causar alucinações, falta de memoria, desconcentração e dores de cabeça.

Lembre-se: é o sal que causa inchaço e retenção de líquido, não a água.

O que tomar a vontade

Água

agua tratamento medico dieta

Não nenhum problema em beber agua pura potável. Pelo contrario, quantos mais beber agua, mais células novas nós teremos, melhor será a nossa pressão sanguínea, mais energia, mais bem estar e menos desgastes dos órgãos como rins e cérebro nós teremos.

Deve-se, porém tomar cuidado com relação à contaminação da água. Metade da população mundial está infectada por H-pylori. A H-pylori é uma bactéria muito resistente encontrada na água, causando enjoo, dores de barriga e mal estar prolongados se não tratados.

No Brasil, a água é clorada para higienizar. Cloro é uma substancia que se conecta com o iodo, impedindo o corpo de usar o iodo para produzir o hormônio tireoidiano, causando sintomas de hipotireoidismo, como cansaço e desconcentração. Pode-se se intoxicar com cloro, seja bebendo ou entrando em contato com a pele, como durante o banho, com o vapor da agua e cloro.

Azeite

azeite tratamento medico

O azeite é uma maravilha para o colesterol. É possível ter um colesterol de um atleta somente tomando azeite diariamente.

Os efeitos positivos são reduzidos se o azeite for misturado com algum tipo de óleo de cozinha. A legislação brasileira que permite que azeites misturados com óleos de cozinha ainda sejam chamados de azeite, por isso a importância de ler os rótulos para saber se é 100% azeite ou se é 75% azeite e 25% óleo de soja (um estrógeno). Já os azeites importados não tem esse problema

Proteína

carne tratamento medico dieta

A proteína é a matéria-prima para a nossa produção e nutrição de músculos, tecidos conjuntivo, anticorpos, hormônios e enzimas.

Quanto mais proteína melhor (com algumas exceções de doenças). Mas temos que tomar cuidado com o que vem junto com a proteína como, sal, óleo de cozinha, farinha de trigo e etc.

Como descobrir se um alimento é saudável

Leia as embalagens

tabela nutricional nutricao deita tratamento medico

As embalagens de qualquer alimento possuem informações importantes sobre o produto. Veja a tabela para comparar os valores energéticos com os de outros alimentos para saber se o alimento engorda.

Outra dica é ler os ingredientes. Um dos motivos é que os ingredientes estão sempre ordenados em maior quantidade para menor quantidade, por exemplo, alimentos que tem açúcar logo entre os primeiros ingredientes são muito calóricos. Você pode até descobrir alguns produtos interessantes como o extrato de tomate, alguns são diets por que não há adição de açúcar.

Pico glicêmico

pancreas diabetes tratamento medico insulina

Pico glicêmico é o ponto em que o alimento libera mais glicose. A questão principal é que quanto maior o pico glicêmico, mais insulina o nosso corpo produzirá. E há dois problemas com a alta produção de insulina.

  • Mais fome: a glicose é rapidamente incorporada por que é absorvida pela língua Então o nosso corpo produz insulina, o que gera fome proporcional à quantidade de insulina produzida. Por isso sentimos mais fome nas primeiras garfadas do que antes de comer).
  • Desgaste do pâncreas: O pâncreas é o órgão produtor de insulina. Acontece que o nosso corpo se desgasta mais com a produção absurda em um curto período de tempo do que com uma produção branda e longa. Por isso é recomendado, por exemplo, que pessoas com calculo renal ( pedra no rim), bebam muita água. Esse detalhe é importantíssimo para pessoas diabéticas ou com prédisposição.

Alimentos com muita glicose não necessariamente tem picos glicêmicos alto e nem o inverso é verdade. Frutas em geral tem muita frutose, mas a frutose é absorvida lentamente pelo corpo, tendo um pico glicêmico mediano ou até baixo.

Dicas de uma dieta estruturada

Caso esteja bocejando, coma.

Alimentos variados

Nós somos onívoros (comemos de tudo) por que o nosso corpo precisa de uma variedade muito grande de nutrientes. Então é difícil alguém se nutrir direito comendo sempre a mesma coisa.

Outro motivo, é que alimentos repetidos acabam ficando sem graça, tornando a dieta mais desgastante para seguir.

Vá mudando o seu dia-a-dia aos poucos

Há muita gente que quer mudar drasticamente o estilo de vida de um dia para o outro. O que as pessoas precisam entender é que esse tipo de mudança causa muito estresse, fazendo com que as pessoas desistam. Então é importante implementar as mudanças aos poucos.

Faça exames frequentes

É muito importante que haja um acompanhamento contínuo para analisar se, no seu caso, é necessário ingerir mais de algum alimento ou se é preciso que haja uma suplementação.

Exames de sangue são ótimos para analisar isso, porém é indispensável um pedido médico e que esse médico coloque cada item a ser pesquisado no sangue. O nutrólogo e endocrinologista pedirão sobre hormônios e nutrientes.

Marque uma consulta conosco

Marique uma consulta conosco em marcação para uma fazer uma dieta personalizada e acompanhamento para melhorar a sua saúde a sua saúde

 

 

Um comentário em “Como criar a sua própria dieta

  1. Pingback: Como criar a sua própria dieta — Endocrinologista – Nossa vida de cada dia…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: